Japão vai disputar Copa América

Seleção do país asiático volta atrás e confirma presença na competição sulamericana

AE-AP, Agência Estado

14 de abril de 2011 | 11h07

TÓQUIO - Depois de confirmar sua desistência, o Japão voltou atrás e afirmou nesta quinta-feira que participará da Copa América deste ano, na Argentina. A Associação de Futebol do Japão havia afirmado que a seleção não poderia estar no torneio por conta das consequências dos terremotos e do tsunami que devastaram parte do país no mês de março.

A decisão de participar da competição foi confirmada após apelos da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que estava tendo problemas para achar um substituto. A seleção espanhola chegou a ser convidada, mas recusou o convite. Canadá e Costa Rica seriam as outras possíveis opções.

De acordo com a Associação de Futebol do Japão, a entidade sul-americana prometeu ajudar a negociar com os clubes europeus visando a liberação dos jogadores para a seleção e os organizadores do torneio afirmaram que a participação japonesa elevaria o espírito da população do país asiático.

A J-League (Campeonato Japonês) também apoiará a participação do país e já prometeu que irá liberar os jogadores que o técnico Alberto Zaccheroni convocar para a disputa da Copa América.

O torneio será disputado de 1.º a 24 de julho, na Argentina. A seleção asiática está no Grupo 1 com Argentina, Bolívia e Colômbia. Já o Grupo B contará com Brasil, Paraguai, Equador e Venezuela.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCopa AméricaJapão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.