Andre Dusek/AE
Andre Dusek/AE

Jérôme Valcke vê Fortaleza como favorita para sorteio da Copa do Mundo

Definição dos grupos do Mundial está marcada para dezembro do ano que vem

AE, Agência Estado

17 de janeiro de 2012 | 17h57

FORTALEZA - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, apontou nesta terça-feira a cidade de Fortaleza como favorita para receber o sorteio dos grupos da Copa de 2014, previsto para acontecer em dezembro do ano que vem. São Paulo e Rio também querem ser sede do evento, mas a capital cearense parece levar vantagem nessa disputa.

Fortaleza foi a primeira parada da visita pelas sedes brasileiras do Mundial, iniciada nesta terça-feira por Valcke. A comitiva do secretário-geral da Fifa também conta com a presença do ex-jogador Ronaldo, que é membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014.

Além de vistoriar as obras do Estádio Castelão, Valcke foi conhecer o centro de eventos de Fortaleza, local indicado pela cidade para receber o sorteio dos grupos da Copa. E o dirigente admitiu ter ficado impressionado com a estrutura do local.

"Vocês me conhecem. Se tenho que falar alguma coisa negativa, eu falo. O centro de eventos que eu vi hoje é impressionante. Pode-se dirigir um ônibus lá dentro. Há uma grande possibilidade que seja a sede do sorteio, um evento para três mil convidados e mil trabalhadores de imprensa. São vários candidatos, mas há uma grande possibilidade", afirmou Valcke.

O dirigente, no entanto, garantiu que a decisão sobre a sede do sorteio ainda não está tomada. "São Paulo e Rio também concorrem, mas o Rio já recebeu o sorteio das Eliminatórias e queremos dividir os eventos entre as cidades. Então, o Rio não deve receber. Mas o COL fará sua avaliação e vai passar à Fifa", explicou Valcke.

Fortaleza é uma das principais sedes da Copa de 2014. Será palco de quatro jogos na primeira fase, incluindo o segundo da seleção brasileira. E ainda receberá uma partida das oitavas de final e outra das quartas de final, que pode ser novamente do Brasil.

Depois de Fortaleza, a comitiva com Valcke e Ronaldo seguiu para Salvador, onde visitou as obras da Arena Fonte Nova na tarde desta terça-feira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.