Javier Zorrilla/EFE
Javier Zorrilla/EFE

Jogo do Espanhol é paralisado por drone com mensagem contrária à Eurocopa 2020

Protesto é contra a realização de jogos da seleção espanhola em solo basco

Redação, O Estado de S.Paulo

20 de março de 2021 | 15h07

Uma cena curiosa marcou o Campeonato Espanhol neste sábado. A partida entre Athletic Bilbao e Eibar teve de ser interrompida por alguns instantes por conta de um drone. O artefato tecnológico caiu no gramado no segundo tempo. Ele carregava uma bandeira em protesto contra a realização da Eurocopa 2020.

A partida pelo torneio nacional da Espanha terminou em 1 a 1, com todos os gols sendo marcados no primeiro tempo. Diferente da etapa inicial, a segunda metade de partida contou com uma breve paralisação por volta dos 20 minutos. O árbitro Valentin Pizarro Gomez tirou o drone de campo e o duelo continuou.

A cidade de Bilbao é uma das 12 sedes escolhidas para a competição europeia, que teve de ser remarcada em março de 2020 em razão da pandemia de covid-19. O local está previsto para receber todos os três jogos da Seleção da Espanha durante a fase de grupos. Esta será a primeira vez que a equipe nacional joga no país basco desde 1967.

A manifestação deste sábado é uma iniciativa de grupos de tendência separatistas e atos políticos que não querem que a Espanha jogue em solo basco. No entanto, ninguém ainda se manifestou para assumir a responsabilidade pelo protesto. A oposição em sediar partidas da Eurocopa na cidade de Bilbao aumentou, já que a perspectiva de receber jogos sem torcedores se fortaleceu devido ao novo coronavírus.

A Espanha está no Grupo E, junto com Eslováquia, Polônia e Suécia. O primeiro jogo dos comandados de Luis Enrique está previsto para acontecer no dia 14 de junho deste ano, no Estádio de San Mamés, casa do Athletic Bilbao.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.