Felipe Fachini / FC Cascavel
Felipe Fachini / FC Cascavel

Jogo entre Cascavel e Paraná pelo Paranaense é suspenso por conta de restrições da covid-19

Secretário da Saúde de Cascavel considera que jogo não é atividade essencial e veta realização da partida

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de fevereiro de 2021 | 16h46

O jogo entre FC Cascavel e Paraná, marcado para as 19h 30 deste sábado, válido pela primeira rodada do Campeonato Paranaense, foi suspenso pela Federação de futebol do estado. A prefeitura da cidade de Cascavel vetou a realização da partida por conta da pandemia de coronavírus e as medidas mais restritivas à circulação que o governo estadual decretou.

Para a prefeitura de Cascavel, os jogos não constam como atividade essencial e não podem ser realizados, de acordo com as medidas do governo paranaense. O secretário de saúde do município, Thiago Daross Stefanelo, vetou a realização da partida nesta sexta, e se manteve irredutível na proibição no sábado.

"Considerando a situação da saúde do município de Cascavel, que se encontra no Risco Muito Alto - Cor Roxa - para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, em que 10ª Regional de Saúde tem 21 pacientes esperando por um leito de UTI e 16 pacientes esperando por um leito de enfermaria, e que qualquer eventualidade durante com os jogadores levaria a piorar ainda mais a situação dos hospitais públicos e privados, que já estão superlotados", escreveu no ofício encaminhado.

A preocupação do uso de leitos por jogadores em uma eventualidade em campo foi reforçada pelo Ministério Público de Cascavel, que divulgou na noite de sexta-feira um comunicado recomendando proibição da partida. Já o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, enviou comunicado que está de acordo com a realização do campeonato, incluindo o jogo em Cascavel. Segundo ele, as medidas de controle, com testagem de jogadores, mantêm a segurança das partidas.

O FC Cascavel tentou levar a partida para a cidade de Toledo, que receberá uma partida do time local contra o Rio Branco às 16h neste domingo, também pela primeira rodada do Paranaense. Contudo, segundo Valdinei Silva, presidente do Cascavel, a solicitação foi negada. Os demais jogos do torneio previstos para este fim de semana devem ocorrer normalmente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.