José Antonio Camacho assume a seleção chinesa

O técnico José Antonio Camacho, que já dirigiu a Espanha, chegou nesta sábado a Pequim para assumir o comando da seleção chinesa com o objetivo de classificá-la para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. "Estamos felizes de estar aqui. Minha comissão técnica e eu estamos orgulhosos de assumir a seleção chinesa. Nosso objetivo no momento é tentar a classificação para a Copa do Mundo no Brasil", disse Camacho, que, como jogador, disputou mais de 500 partidas pelo Real Madrid.

AE, Agência Estado

13 Agosto 2011 | 09h24

Camacho, de 56 anos, vai substituir Gao Hongbo e terá o desafio de melhorar o desempenho da seleção chinesa. A equipe disputou apenas uma Copa do Mundo, em 2002, e atualmente está em 73º lugar no ranking da Fifa. A Associação Chinesa de Futebol havia sinalizado que Gao Hongbo seria substituído, mesmo antes dele comandar a equipe na segunda fase das Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo, contra Laos, no mês passado.

A China triunfou e avançou para a terceira fase do torneio classificatório, em que vai encarar Cingapura, Jordânia e Iraque, a partir do próximo mês. A associação explicou que Camacho vai assinar contrato e ser apresentado oficialmente no domingo, se tornando o mais novo estrangeiro a dirigir a seleção chinesa.

O alemão Klaus Schlappner foi o primeiro estrangeiro a treinar a China em 1992. Depois, o inglês Bobby Houghton, o sérvio Bora Milutinovic, o holandês Arie Haan e o também sérvio Vladimir Petrovic foram os outros estrangeiros a dirigir a equipe.

Como jogador, Camacho disputou mais de 80 partidas pela Espanha, incluindo as Copa dos Mundo de 1982 e 1986. O treinador dirigiu a seleção espanhola por quatro anos e avançou até as quartas de final do Mundial de 2002. Ele também treinou os espanhóis Rayo Vallecano, Espanyol, Sevilla e Osasuna, além de ter passado duas vezes pelo Benfica. Camacho teve uma passagem rápida e fracassada pelo Real Madrid em 2004.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.