Reprodução/Twitter do Tottenham
Reprodução/Twitter do Tottenham

José Mourinho é anunciado como novo técnico do Tottenham

Treinador português acerta contrato válido até 2023 e vai dirigir o terceiro time inglês na carreira

Redação, O Estado de S.Paulo

20 de novembro de 2019 | 10h08

O Tottenham não ficou um dia sequer sem treinador. Pouco mais de 12 horas após demitir o argentino Maurício Pochettino, o clube inglês anunciou que José Mourinho será o novo técnico da equipe. Em comunicado emitido em seu site oficial, o time de Londres informou que o português assinou contrato até o fim da temporada 2022/2023.

Com isso, Mourinho assumirá o comando de seu terceiro time na Inglaterra. Ele já passou por Chelsea e Manchester United. Estava desempregado fazia um ano. "Estou empolgado por chegar a um clube com uma herança tão grande e torcedores apaixonados. A qualidade da equipe e a estrutura do clube me excitam. Trabalhar com esses jogadores é o que me atraiu", disse o treinador ao site oficial do Tottenham.

Aos 56 anos, Mourinho voltará a trabalhar na cidade de Londres após duas passagens marcantes pelo Chelsea, onde conquistou três vezes o Campeonato Inglês (2005, 2006 e 2015). No comando do Manchester United, seu último clube, o português faturou os títulos da Liga Europa (2016/2017), Copa da Liga Inglesa (2016/2017) e Supercopa da Inglaterra (2016). O treinador ainda acumula passagens de sucesso por Real Madrid, Inter de Milão e Porto. Nos últimos dois, conquistou títulos da Liga dos Campeões da Europa.

O Tottenham encontra-se atualmente na 14.ª colocação da tabela de classificação do Campeonato Inglês com 14 pontos em 12 partidas disputadas - com três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Essa campanha irregular, somada à eliminação em sua estreia na Copa da Liga Inglesa ao cair nos pênaltis para o modesto Colchester United. Já na Liga dos Campeões, com sete pontos somados em quatro rodadas, é o segundo colocado da sua chave, que tem o Bayern de Munique como líder.

Presidente do Tottenham, Daniel Levy explicou a opção pelo experiente profissional. "Com José Mourinho, temos um dos técnicos de maior sucesso no futebol. Ele tem uma vasta experiência, pode inspirar equipes e é um grande estrategista. Ele ganhou títulos em todos os clubes que treinou. Acreditamos que trará energia para o vestiário", afirmou o dirigente.

A estreia de Mourinho acontecerá já neste sábado, quando o Tottenham visitará o West Ham, em Londres, pela 13.ª rodada do Campeonato Inglês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.