César Greco/AE
César Greco/AE

Josiel desencanta, e Flamengo vence o Santo André

Atacante, que ainda não havia marcado no Brasileirão, marcou os dois gols do seu time, na vitória por 2 a 1

AE, Agencia Estado

24 de maio de 2009 | 20h46

O Flamengo, mesmo com vários desfalques importantes, conseguiu neste domingo sua primeira vitória dentro do Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Santo André por 2 a 1, no ABC paulista, graças a dois gols do atacante Josiel, que acabou com a seca do ataque rubro-negro na competição.

Veja também:

especial Visite o canal especial do Brasileirão

especial Jogue o Desafio dos Craques

tabela Brasileirão Série A - Classificação e Calendário

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Os dois times, agora, somam os mesmos quatro pontos, mas o Flamengo ocupa a decima posição, enquanto o Santo André, que sofreu sua primeira derrota, fica em sétimo. A diferença está no saldo de gols, de 1 para os paulistas e -1 para os carioca.

Armado no ortodoxo esquema 4-4-2, o Santo André deixou nos primeiros instantes a nítida impressão de que pretendia conseguir um gol rapidamente. Dessa forma, imprimiu muita velocidade, tentando explorar ao máximo as laterais do campo.

Aos 23 segundos, Antônio Flávio arriscou o chute de fora e Bruno teve que se esforçar para mandar a escanteio depois do quique perigoso da bola. Aos 2 minutos, Nunes marcou de cabeça, após escanteio de Marcelinho Carioca, mas o juiz anulou acusando a falta do atacante, que protestou bastante.

O Flamengo não se intimidou com a pressão. Montado no esquema 3-5-2, sabia sair em velocidade com os alas Everton e Everton Silva, e não se mostrou abalado pela eliminação da Copa do Brasil ou pela ausência de jogadores importantes como os atacantes Zé Roberto e Émerson, além dos alas Leonardo Moura e Juan.

Aos 32 minutos, Josiel abriu o placar. Após o escanteio ele subiu muito alto, superando a marcação de Nunes. A testada foi firme, no canto direito de Neneca. O time paulista correu atrás e empatou aos 43, com o volante Ricardo Conceição, que bateu forte de perna esquerda, após o recuo perfeito de Nunes, que fez muito bem o trabalho de pivô. A bola ainda passou entre as pernas de Everton, atrapalhando a visão do goleiro Bruno.

Depois de um primeiro tempo movimentado e limpo, com poucas faltas e nenhum cartão amarelo, os dois times retornaram iguais para a etapa final. Escobar assustou aos sete minutos, quando driblou um zagueiro na área e chutou em cima de outro. Obina desperdiçou chance incrível, aos 11, quando recebeu o cruzamento da direita e chutou por cima, longe do travessão.

O jogo continuava equilibrado. Aos 20 minutos, o placar mudou. O Santo André quase passou à frente, quando Ricardo Goulart, que tinha entrado no lugar de Antonio Flávio, cruzou e o goleiro Bruno deixou a bola passar, mas ela bateu na trave. Na sequência, Ibson armou o contra-ataque e lançou Josiel, que pegou a defesa toda aberta. O atacante avançou sozinho e na entrada da área, com categoria, tocou por cima do goleiro Neneca. O Flamengo ficava na frente, aos 20 minutos.

A partir daí, o Santo André teve que se arriscar mais ao ataque, abrindo espaços para os contra-ataques dos cariocas. Tanto que o Flamengo criou mais chances para ampliar, diante de um Santo André afobado, que passou a ser presa fácil para a defesa visitante. Na quarta rodada, no próximo fim de semana, o Santo André vai enfrentar no Mineirão, no sábado à noite, o Atlético Mineiro, enquanto o Flamengo, no domingo à tarde, recebe no Maracanã o Atlético-PR.

Ficha Técnica:

Santo André 1 x 2 Flamengo

Santo André - Neneca; Dionísio (Júnior Dutra), Marcel, Cesinha e Gustavo Nery; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca e Antônio Flávio (Ricardo Goulart); Pablo Escobar (Rodriguinho) e Nunes. Técnico: Sérgio Guedes.

Flamengo - Bruno; Everton Silva, Airton, Ronaldo Angelim e Everton (Fierro); Toró (Wellinton), Willians, Ibson e Kléberson; Josiel e Obina (Erick Flores). Técnico: Cuca.

Gols - Josiel, aos 32, e Ricardo Conceição, aos 43 minutos do primeiro tempo; Josiel, aos 20 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Arilson Bispo da Anunciação (BA).

Cartões amarelos - Júnior Dutra e Dionísio (Santo André); Willians e Erick Flores (Flamengo).

Renda - R$ 197.685,00.

Público - 8.819 pagantes.

Local - Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.