Divulgação
Divulgação

Juventude e Botafogo-PB começam a decidir título do Brasileiro da Série D

Equipes fazem em Porto Alegre o primeiro jogo da final; partida de volta é o domingo que vem

O Estado de S. Paulo

27 de outubro de 2013 | 08h05

CAXIAS DO SUL - Juventude e Botafogo-PB começam a decidir neste-domingo, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o título de campeão brasileiro da Série D. O retrospecto da equipe gaúcha como mandante é o trunfo para buscar a taça: são 55 jogos sem perder, a maior sequência do futebol brasileiro. A partida será na capital porque o Juventude perdeu dois mandos de campo nas quartas de final, quando um rojão foi atirado no campo do gramado do Alfredo Jaconi, em Caxias, para comemorar o acesso. Para acompanhar o time neste domingo a diretoria espera que pelo menos 25 ônibus sigam para a capital para a primeira final da nova Arena Grêmio.

A decisão minimiza as tristezas recentes vividas pelo campeão da Copa do Brasil de 1999. O Juventude foi rebaixado à Série B junto com o Corinthians, em 2007, mas não se recuperou e caiu para a Série C em 2009 e para a Série D em 2010. O time negociou sete jogadores desde que garantiu o acesso e deu espaço para os mais jovens. Destaque para o goleiro Aírton e para o zagueiro Flávio. Ambos estiveram na conquista do Gauchão Sub-20 deste ano.

O Botafogo-PB tentará segurar o ímpeto da equipe gaúcha para definir o título na semana que vem, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O time nordestino é comandado pelo técnico Marcelo Vilar, ex-Palmeiras, e tem como destaque na criação o meia Lenilson, ex-São Paulo. O trunfo é a longa preparação antes da final. O último jogo da equipe foi há 20 dias. Nesse período, o Botafogo-PB teve que esperar a definição do imbróglio do caso do massagista do Aparecidense (GO) que evitou um gol do Tupi (MG). O impasse no confronto atrasou a realização da semifinal entre os mineiros e o Juventude.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.