Keita, Ayew e Touré disputam prêmio de melhor africano

O volante Seydou Keita, do Barcelona, o meia Yaya Touré, do Manchester City, e o atacante Andre Ayew, do Olympique de Marselha, são os finalistas do prêmio de Melhor Jogador da África deste ano. O troféu será anunciado na quinta-feira, em cerimônia a ser realizada em Gana.

AE, Agência Estado

21 de dezembro de 2011 | 10h03

A lista dos finalistas deixou de fora os atacantes Samuel Eto''o, do Anzhi Makhachkala, e Moussa Sow, do Lille. O camaronês, maior vencedor da história da premiação, e o senegalês chegaram a ser incluídos entre os cinco finalistas do prêmio. Mas não entraram na última lista.

Na disputa pelo troféu, Ayew, de Gana, e Touré, da Costa do Marfim, despontam na frente. Filho de Abedi Pele, um dos principais jogadores da história de Gana, Ayew foi eleito o melhor jogador da África pela BBC, na semana passada. O jogador de 22 anos marcou seis gols em 17 jogos pelo Olympique na atual temporada e ajudou Gana a avançar na Copa Africana de Nações.

Touré, de 28 anos, tem a seu favor a boa campanha do Manchester City nos últimos torneios ingleses. Foi dele o gol que levou o time ao título da Copa da Inglaterra, encerrando um jejum de quase 40 anos sem um troféu de relevância. O City é o líder da atual edição do Campeonato Inglês.

Correndo por fora, o experiente Keita conta com o grande desempenho do Barcelona nas competições internacionais para ficar com o troféu. Aos 31 anos, ele acabou de se sagrar campeão mundial ao lado dos companheiros catalães ao vencer o Santos no Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. O jogador de Mali participou ainda da conquista da Liga dos Campeões e contribuiu com a classificação do seu país na Copa Africana.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolprêmioAyewKeitaToure

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.