Lado 'nervosinho' de Balotelli preocupa seleção italiana na Copa

Atacante tem histórico de receber muitos cartões amarelos e até vermelhos e pode desfalcar a equipe em fases finais do Mundial

PUBLICIDADE

Por Luís Augusto Monaco
Atualização:

Entre as muitas preocupações que a comissão técnica da Itália tem com Balotelli, uma diz respeito ao grande número de cartões amarelos (e às vezes algum vermelho) que ele recebe. E o temor de que ele possa desfalcar a equipe por suspensão num jogo importante, ou deixá-la na mão no meio de uma partida, aumentou depois que o chefe do departamento de arbitragem da Fifa, o suíço Massimo Busacca, disse em conversa com a delegação que os árbitros estão instruídos para serem muito rigorosos com as simulações de falta. 

Balotelli tem na Itália a fama de sempre tentar cavar faltas. Apesar de ser forte e ter um físico privilegiado, ele vira e mexe se joga quando percebe que vai perder a jogada. E o pior é que além de simular a infração, ele frequentemente reclama ostensivamente de o juiz não ter marcado nada.

Balotelli é o grande referencial do ataque da Itália na Copa do Mundo Foto: Giuseppe Cacace/AFP

PUBLICIDADE

A comissão técnica e os próprios companheiros sabem que, por mais que seja orientado, Balotelli é incontrolável. E num lapso de irresponsabilidade pode fazer uma bobagem e prejudicar a si e ao time. Ano passado, durante a Copa das Confederações, ele comemorou o gol que marcou contra o México no Maracanã (e que garantiu a vitórfia por 2 a 1) tirando a camisa - o que lhe valeu, claro, um cartão amarelo. Pouco depois o técnico Cesare Prandelli o substituiu, com medo que ele fizesse outra "Balotelada" e fosse expulso. E na entrevista depois da partida disse que o atacante precisava criar juízo e parar de tomar cartões bobos.

Outra orientação passada por Busacca aos italianos é para que pensem duas vezes antes de dar um carrinho. Mesmo que peguem primeiro na bola, se a entrada for muito forte ou colocar em risco a integridade do adversário a falta será marcada e o árbitro poderá mostrar cartão amarelo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.