Lukas Barth|EFE
Lukas Barth|EFE

Lahm anuncia que se aposentará do futebol ao fim da temporada europeia

Capitão do Bayern encerrará carreira um ano antes de seu contrato terminar

Estadao Conteudo

07 de fevereiro de 2017 | 21h54

O capitão do Bayern de Munique, Philipp Lahm, anunciou nesta terça-feira que vai se aposentar do futebol no final da temporada 2016/2017, um ano antes de seu contrato com o clube terminar, em 2018. "Meu estilo de liderança é sempre dar tudo a cada dia, em todos os treinamentos e jogos. Acredito que ainda posso fazer isso até o final da temporada, mas não depois disso. É por isso que está claro para mim que vou parar no final da temporada", disse Lahm, de 33 anos, nesta terça-feira, após a vitória do Bayern por 1 a 0 sobre o Wolfsburg, pela Copa da Alemanha.

"Eu passei a considerar isso mais desde o ano passado, você tem que testar a si mesmo, você tem que continuar se perguntando como é, dia após dia, semana após semana nos treinamentos, qual é a sensação que você tem", disse Lahm. "Tenho certeza de que posso entregar o meu alto nível, também como líder para os jovens jogadores, até o final da temporada. Só mais alguns meses, mas não mais".

Lahm esteve em negociações para assumir a posição de diretor desportivo, vaga desde que Matthias Sammer a deixou por razões de saúde em julho passado, mas ele indicou que não ficará com o cargo. "Houve negociações e, depois das negociações, tomei a decisão que agora não é o momento certo para estar na direção do Bayern ", disse Lahm.

Ele era o candidato preferido do CEO do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, e do presidente Uli Hoeness. Hoeness disse que o clube não esteve em contato com outros candidatos para o cargo de diretor esportivo e mostrou a possibilidade de que Lahm poderia ainda ser convencido a assumir o papel. "Temos todo o tempo do mundo. Falaremos com ele nos próximos dias", disse.

Lahm, que se aposentou da seleção depois de liderar a Alemanha como capitão ao título da Copa do Mundo em 2014, jogou em seu 501º jogo por uma competição oficial pelo Bayern nesta terça-feira. Ele venceu sete vezes o Campeonato Alemão, seis a Copa da Alemanha, além da Liga dos Campeões em 2013. O jogador teve uma passagem por empréstimo pelo Stuttgart e participou de três Copas do Mundo e três edições da Eurocopa pela seleção alemã.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.