Giampiero Sposito/Reuters
Giampiero Sposito/Reuters

Lazio bate Sampdoria nos pênaltis e vence Copa da Itália

Após empate no tempo normal por 1 a 1, time supera o rival por 6 a 5, com duas defesas de Muslera

AE, Agencia Estado

13 de maio de 2009 | 18h55

A Lazio precisou das penalidades nesta quarta-feira para vencer a Sampdoria e garantir o título da Copa da Itália, que vale vaga na próxima Copa da Uefa. Com a vantagem de atuar no Estádio Olímpico de Roma, onde normalmente manda suas partidas, a equipe romana saiu na frente, mas cedeu o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Após nova igualdade na prorrogação, a Lazio superou o adversário nos pênaltis, vencendo por 6 a 5, com duas defesas do goleiro uruguaio Muslera.

O título foi o quinto da equipe de Roma na Copa da Itália. A Sampdoria, por sua vez, tem quatro conquistas na competição. Para chegar à grande decisão, a Lazio eliminou nas semifinais a Juventus, enquanto o time de Gênova passou pela Inter de Milão, que está muito próxima de ganhar o Campeonato Italiano. Com o triunfo na final, a Lazio interrompeu uma sequência de dois títulos consecutivos da rival Roma no torneio. Além disso, o clube não ganhava a Copa desde 2004.

Jogando com maioria no estádio, a Lazio foi para cima logo no início e marcou com o argentino Mauro Zárate. Aos quatro minutos de jogo, ele partiu com a bola dominada da lateral esquerda e acertou um belo chute cruzado, já na entrada da área. A resposta da Sampdoria veio ainda no primeiro tempo, aos 31, quando Pazzini marcou de cabeça, após cruzamento de Cassano. A partida então ficou truncada, e as equipes pouco criaram para evitar a igualdade por 1 a 1.

Nas penalidades, Cassano perdeu logo de cara para a Sampdoria. O atacante bateu no canto direito e Muslera foi buscar. Depois que Ledesma já tinha marcado para a Lazio, Rocchi acabou desperdiçando para a equipe de Roma, deixando novamente a disputa em aberto. Já nos pênaltis alternados, o zagueiro argentino Campagnaro, do time de Gênova, voltou a parar em Muslera. O francês Dabo então converteu sua cobrança e confirmou o título para a Lazio.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCopa da ItáliaLazioSampdoria

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.