Andres Stapff/Reuters
Andres Stapff/Reuters

LDU-Loja vence e pega o São Paulo na Sul-Americana

Time equatoriano surpreende Nacional em Montevidéu e com a vitória por 2 a 1, avança na competição

O Estado de S. Paulo

18 de setembro de 2012 | 22h45

MONTEVIDÉU - O futebol do Uruguai, atual campeão da Copa América, não passa por um bom momento em 2012. Uma semana depois de o torcedor uruguaio sofrer com duas derrotas da seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 - goleada para a Colômbia e revés contra o Equador, em Montevidéu -, foi a vez do fanático pelo Nacional sofrer novamente. Nesta terça-feira, em pleno estádio Centenário, o clube foi eliminado da Copa Sul-Americana pelo desconhecido time equatoriano da LDU, de Loja - uma pequena cidade do interior do país que tem uma equipe homônima à famosa LDU, de Quito, campeã da Copa Libertadores de 2008.

No jogo de ida da segunda fase, no Equador, o Nacional havia ganhado por 1 a 0 e entrou em campo, nesta terça, precisando apenas de um empate. No entanto, foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado por ter feito menos gols como visitante. Nas oitavas de final, a LDU, de Loja, terá pela frente o São Paulo, que passou pelo Bahia na fase brasileira da Copa Sul-Americana. As datas dos confrontos ainda serão confirmadas pela Conmebol, mas o time paulista terá a vantagem de decidir a vaga no estádio do Morumbi.

Em campo, muito castigado pelas fortes chuvas em Montevidéu, a equipe equatoriana saiu na frente com o gol de Jonny Uchauri, aos 20 minutos do primeiro tempo. Três minutos depois, o Nacional conseguiu o empate com Adrián Luna. Com a igualdade, os uruguaios se fecharam e foram surpreendidos novamente aos 33 da segunda etapa, com o gol salvador de Walter Calderón.

No outro duelo desta terça, o Equador mostrou que vive ótima fase no continente. Em Cochabamba, na Bolívia, o Deportivo Quito derrotou o Aurora, por 3 a 1, e avançou às oitavas de final - na ida, havia vencido por 2 a 1. O adversário será o Tigres, da Argentina, que passou pelo Argentinos Juniors na fase nacional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.