O Palmeiras, de Felipe Melo, é o atual detentor da taça da Libertadores Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Confira as principais informações sobre o torneio continental, que inicia agora a fase de grupos e que tem o Palmeiras como campeão da última edição
Atualizado
O Palmeiras, de Felipe Melo, é o atual detentor da taça da Libertadores Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Após três fases preliminares, a Copa Libertadores da América de 2021 começa nesta terça-feira uma nova etapa. A fase de grupos tem início com a presença de 32 times de dez países. Todos estão atrás do objetivo de ganhar a taça mais cobiçada da América do Sul e ainda embolsar valores elevados em premiação. Após dois títulos consecutivos nos últimos anos com Flamengo e Palmeiras, o futebol brasileiro continua como um dos favoritos a ficar com o troféu.
O Estadão destaca as principais informações da competição sul-americana e quais os times que tentam superar o atual campeão, o Palmeiras. O torneio será disputado neste início de fase de grupos sem a presença de público, para evitar o contágio do novo coronavírus. A decisão será em jogo único, em local ainda a ser definido. Confira a tabela completa da Libertadores 2021.
Tabela da Copa Libertadores 2021
O torneio será exibido no Brasil pelo SBT na TV aberta. Já na TV fechada, os jogos serão transmitidos no canal Fox Sports. Ainda há a opção via streaming para o Facebook. Alguns jogos serão exclusivos da plataforma Conmebol TV, serviço de pay-per-view disponível para as operadoras Sky ou Claro.
A competição vai distribuir R$ 1,6 bilhão em prêmios. As recompensas são fracionadas de acordo com a etapa avançada no torneio. Assim, um time que sair da fase de grupos e chegar ao título, vai fechar a temporada com cerca de R$ 113 milhões embolsados.
O Independiente, da Argentina, é o maior campeão da competição, com sete títulos. O Palmeiras é o atual campeão. Bateu o Santos na decisão da edição passada no Maracanã.
A fase de grupos da competição tem a presença de sete brasileiros: Palmeiras, Inter, Santos, São Paulo, Fluminense, Flamengo e Atlético-MG. O Grêmio também disputou o torneio, mas foi eliminado na fase prévia.
A denominação da competição se dá em homenagem aos líderes dos movimentos de independência dos países que disputam a competição. Entre 1960 e 65, o torneio se chamava Copa dos Campeões da América.
A primeira edição, ainda como Copa dos Campeões, aconteceu em 1960 e contou com a participação de seis equipes: Bahia (Brasil), Jorge Wilstermann (Bolívia), Millonarios (Colômbia), Olímpia (Paraguai), Peñarol (Uruguai), San Lorenzo (Argentina) e Universidad do Chile. Esses clubes disputaram a competição por terem sido campeões nacionais no ano anterior.
Nove clubes do Brasil já tiveram a honra de levantar a taça de melhor da América. São eles:
Embora a competição seja dominada por brasileiros e argentinos, o jogador com mais gols pela competição é o equatoriano Alberto Spencer, que defendeu Peñarol-URU e Barcelona-EQU na década de 70 e fez incríveis 54 gols. Confira a lista dos cinco maiores artilheiros e por quais times ele marcou os gols:
Alberto Spencer-EQU (Penãrol-URU (48) e Barcelona-EQU (6)): 54
Fernando Morena- URU (Peñarol-URU (37)): 37
Pedro Rocha- URU (Peñarol- URU (25), São Paulo (10) e Palmeiras (1)): 36
Daniel Onega- ARG (River Plate- ARG (31)): 31
Julio Morales-URU (Nacional-URU (30)): 30
O jogador brasileiro que mais fez gols em jogos pela Copa Libertadores é o atacante Luizão, que balançou as redes 29 vezes. Foram oito gols pelo Vasco, 15 pelo Corinthians, um pelo Grêmio e cinco pelo São Paulo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.