Alexandre Vidal/Flamengo
Alexandre Vidal/Flamengo

Libertadores 2022 conhece todos os seus 47 clubes classificados; confira os times de cada fase

Brasil é o país com o maior número de representantes, com sete equipes já na fase de grupos e outras duas na preliminar; competição terá início em 23 de fevereiro, com a final prevista para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de dezembro de 2021 | 16h50
Atualizado 16 de dezembro de 2021 | 18h39

Os 47 clubes que disputarão a próxima edição da Copa Libertadores já estão definidos. Com o encerramento de mais uma fase do Campeonato Colombiano, as duas vagas restantes foram preenchidas. Entre os clubes brasileiros, Palmeiras (atual campeão), Atlético-MG, Flamengo, Athletico-PR, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino estão classificados para a fase de grupos. A competição terá início no dia 23 de fevereiro, com a final prevista para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

Nesta quinta-feira, a Conmebol promete divulgar seu ranking atualizado após a temporada 2021, somando o desempenho dos clubes na Copa Libertadores e na Sul-Americana. O ranking definirá a divisão dos clubes em potes para os sorteios. Os confrontos das fases prévias da Libertadores já serão conhecidos na segunda-feira, dia 20 de dezembro, e três campeões poderão cruzar os caminhos de América-MG e Fluminense: Estudiantes de La Plata, Olímpia e Atlético Nacional.

O sorteio que definirá os grupos da Libertadores será realizado somente em 23 de março, após a conclusão das fases prévias do torneio continental. Na mesma data serão conhecidos os grupos da Copa Sul-Americana. 

Confira os classificados para a Libertadores da América:

Primeira fase

Seis equipes se enfrentam em duelos mata-mata: Bolívar (Bolívia), Barcelona (Equador), Olímpia (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru), Montevideo City Torque (Uruguai) e Deportivo Lara (Venezuela).

Segunda fase

Na segunda etapa da fase prévia da Libertadores, os três classificados da fase anterior se juntam às seguintes equipes: Estudiantes (Argentina), The Strongest (Bolívia), Fluminense, América-MG (Brasil), Audax Italiano, Everton (Chile), Atlético Nacional (Colômbia), Universidad Católica (Equador), Guaraní (Paraguai), Universitário (Peru), Plaza Colonia (Uruguai) e Monagas (Venezuela).

Após a realização dos confrontos, oito equipes avançam para a terceira fase, em que serão feitos novos duelos mata-mata para determinar as últimas quatro equipes da fase de grupos. Os colombianos Deportivo Cali e Millonarios já estão classificados para o torneio, mas ainda resta definir em que fase ingressarão.

Fase de grupos

Na fase de grupos, as equipes serão divididas em oito grupos com quatro equipes em cada. As duas melhores avançam às oitavas de final. Veja os classificados de cada país:

  • Brasil: Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Red Bull Bragantino
  • Argentina: Colón, River Plate, Boca Juniors, Vélez Sarsfield e Talleres
  • Bolívar: Independiente Petrolero e Always Ready
  • Chile: Universidad Católica e Colo-Colo
  • Colômbia: Deportes Tolima e Atlético Nacional
  • Equador: Emelec e Independiente del Valle
  • Paraguai: Cerro Porteño e Libertad
  • Peru: Alianza Lima e Sporting Cristal
  • Uruguai: Nacional e Peñarol
  • Venezuela: Deportivo Táchira e Caracas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.