Cesar Greco/Palmeiras
Cesar Greco/Palmeiras

Liderado por Abel, Palmeiras alcança 61,33% de aproveitamento com comissão técnica portuguesa

Há pouco mais de um ano no comando do time alviverde, treinador português foi campeão da Libertadores, Copa do Brasil e disputou outras quatro decisões

Redação, Estadão Conteúdo

11 de novembro de 2021 | 09h47

O Palmeiras alcançou 61,33% de aproveitamento desde que a comissão técnica portuguesa, liderada por Abel Ferreira, assumiu a equipe há pouco mais de um ano. A vitória por 4 a 0 diante do Atlético-GO, no Allianz Parque, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi a 100ª partida do treinador. São 54 vitórias, 22 empates e 24 derrotas.

Abel comandou o time do banco de reservas em 89 jogos, com 49 vitórias, 17 empates e 23 derrotas. O auxiliar João Martins esteve em nove partidas (cinco vitórias e quatro empates), enquanto Vítor Castanheira esteve na função em duas ocasiões (em empate e uma derrota).

Abel Ferreira conquistou dois títulos pelo Palmeiras, a Copa do Brasil e a Libertadores, ambas na temporada 2020. O treinador tenta o bicampeonato do torneio sul-americano no dia 27, em Montevidéu, diante do Flamengo. Ao todo, são seis decisões neste período: 2 finais de Copa Libertadores, 1 final de Copa do Brasil, 1 final de Campeonato Paulista, 1 final de Recopa Sul-americana e 1 final de Supercopa.

No Brasileirão, o time tem 58 pontos, na segunda colocação atrás do líder Atlético-MG. Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 18h15 do domingo.

A nova presidente do clube, Leila Pereira, que vai assumir o posto no próximo dia 20, já começou suas tratativas para manter Abel no comando do time para pelo menos mais uma temporada, a de 2022. O treinador fala muito de sua família, mulher e filhas, e da solidão que é a vida de um profissional na sua posição. Ele ainda não se manifestou se vai permanecer no Palmeiras, mas tem dado sinais de que está familiarizado com as coisas do clube e com todos os seus funcionários. Recentemente, ganhou uma festa pelo tempo de casa. Existe a possibilidade de sua família vir morar com ele em São Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.