Lluis Gene/AFP
Lluis Gene/AFP

Liga dos Campeões, Campeonatos Francês e Inglês são suspensos por causa do coronavírus

Uefa anuncia a decisão de paralisar o principal torneio europeu e mais duas ligas também estão interrompidas por causa da doença

Redação, O Estado de S.Paulo

13 de março de 2020 | 08h58

Todos os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa que seriam disputados na próxima semana foram adiados pela Uefa. A decisão foi tomada nesta sexta-feira por causa da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19. A decisão também afeta a "Youth League", torneio continental disputado por equipes sub-19. O Campeonato Francês e o Inglês também foram paralisados.

Dois jogos de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões (Barcelona x Napoli e Bayern de Munique x Chelsea) estavam agendados para quarta-feira da semana que vem. Mas existem restrições de viagem entre a Espanha e a Itália e o atacante Callum Hudson-Odoi, do clube inglês, testou positivo para o vírus. Tudo isso contribuiu com a decisão da Uefa.

Na última quinta-feira, as partidas entre Juventus x Lyon e Manchester City x Real Madrid, ambas marcadas para a próxima terça, já haviam sido adiadas pela entidade europeia após os elencos dos respectivos times italiano e espanhol serem colocados em quarentena.

Oito jogos da Liga Europa estavam agendados para a próxima quinta-feira, embora apenas seis confrontos de ida das oitavas de final tenham sido disputados nesta semana. Duas partidas entre equipes italianas e espanholas (Sevilla x Roma e Inter de Milão x Getafe) haviam sido adiadas devido às restrições de viagem. Os sorteios das quartas de final de ambas as competições, programados para a próxima sexta-feira, também foram adiados.

 

Nacionais também estão suspensos

Depois da Itália, Espanha, Holanda e Portugal, foi a vez de Inglaterra e França suspenderem todas as competições pelo menos até o começo de abril. A expectativa é que a Alemanha, no início da próxima semana, faça o mesmo. Em Londres, após uma reunião de emergência com a confirmação de casos positivos para Covid-19 no técnico Mikel Arteta, do Arsenal, e do atacante Callum Hudson-Odoi, do Chelsea, a Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), a Premier League, a England Football League (liga responsável pela segunda, terceira e quarta divisões) e a Liga Feminina concordaram parar tudo até ao próximo dia 3. 

"Depois de reunião com os clubes, foi decidido unanimemente suspender a Premier League com a intenção de regressar em 4 de abril, sujeito a conselho médico e das condições até lá", informaram as entidades em nota oficial divulgada nesta sexta-feira.

O chefe executivo da Premier League, Richard Masters, comentou a decisão. "Acima de tudo, desejamos a Mikel Arteta e a Callum Hudson-Odoi uma rápida recuperação e a todos os que estão sendo afetados pelo Covid-19. Nesta situação sem precedentes, estamos trabalhando de perto com os nossos clubes, com o governo britânico, com a Federação Inglesa e com a Liga Inglesa e podemos garantir que a saúde e segurança dos jogadores, das comissões técnicas e dos torcedores são a nossa prioridade", afirmou.

Na França, a Liga de Futebol Profissional (LFP, na sigla em francês), que organiza os torneios das três primeiras divisões do Campeonato Francês, fez o anúncio da suspensão de todas as disputas também nesta sexta-feira. Será por tempo indeterminado até que uma reavaliação da situação sanitária no país seja tomada.

A decisão ocorreu após o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciar na noite de quinta-feira o fechamento de escolas e universidades. Antes, os jogos de futebol seriam realizados com portões fechados, já que a ordem das autoridades era proibir eventos com mais de mil pessoas.

ALEMANHA

Na Alemanha, a Bundesliga, liga que organiza o futebol no país, informou que fará uma reunião na próxima semana para decidir sobre a paralisação das atividades. Assim, com portões fechados, os jogos pela primeira e segunda divisões serão realizados neste sábado e domingo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.