Divulgação
Divulgação

Eurocopa e Liga dos Campeões terão tecnologia da linha do gol

Decisão foi tomada pelo Comitê Executivo da Uefa

Estadão Conteúdo

22 Janeiro 2016 | 15h05

A próxima edição da Liga dos Campeões, assim como a Eurocopa deste ano, na França, vão contar com a chamada "tecnologia da linha do gol", que ajuda o árbitro a determinar quando a bola ultrapassou a linha sob as traves. A decisão final foi tomada nesta sexta-feira pelo Comitê Executivo da Uefa, que está reunido em Nyon, na Suíça.

Presidente da Uefa, Michel Platini sempre foi contra a ideia. Ele, entretanto, havia autorizado a discussão para que a Eurocopa contasse com a tecnologia. Na edição passada do torneio, em 2012, a Ucrânia teve um gol não marcado diante da Inglaterra porque o árbitro não notou que a bola ultrapassou completamente a linha.

A tecnologia estreou no futebol internacional na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. À época, a Fifa usou o sistema da GoalControl. O Campeonato Inglês, entretanto, utiliza o sistema Hawk-Eye, usual no tênis. A Uefa, entretanto, não tem contrato com nenhuma dessas duas companhias e agora vai buscar um acordo.

Durante a Copa do Mundo de 2014, a tecnologia foi utilizada para determinar um gol da França contra a Honduras, ainda pela primeira fase. Até aquele momento, o sistema já havia sido utilizado duas vezes no Campeonato Inglês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.