Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Lucas Lima conquista confiança de Luxemburgo e soluciona 'rodízio' de meias no Palmeiras

Após a temporada de 2019 ficar marcada pela falta de um armador titular, ano começa com fase positiva do camisa 20

Ciro Campos, O Estado de S. Paulo

24 de janeiro de 2020 | 04h30

Os três primeiros jogos do Palmeiras na temporada 2020 indicaram que o time começa a resolver um problema que marcou o ano passado. O meia Lucas Lima mostrou atuações seguras, marcou dois gols e dispara na frente dos concorrentes para se firmar como armador titular, função que mudou bastante de dono ao longo de 2019 e foi um dos pontos fracos da equipe, atualmente dirigida por Vanderlei Luxemburgo.

Agora com dois anos completos de Palmeiras, Lucas Lima ganhou atenção especial do novo técnico nos trabalhos de pré-temporada. Os gols contra o New York City e Ituano, na última quarta-feira, pelo Campeonato Paulista, fizeram Luxemburgo elogiar bastante o meia que veio do Santos. "Eu não me preocupo com a parte técnica do Lucas Lima. Eu preciso que as pessoas o vejam participativo no campo, sendo intenso. Esse é o Lucas Lima que quero ver. Quando ele tiver que usar o talento, vai usar, mas precisa participar do jogo", afirmou Luxemburgo.

O início positivo faz Lucas Lima já ter marcado mais gols do que em 2019, quando anotou somente uma vez, contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. Na temporada passada, o jogador perdeu espaço no elenco. Em 43 partidas disputadas na última temporada, em praticamente metade delas (21), ele só entrou no segundo tempo.

A posição de armador mudou muito de dono no Palmeiras. Apenas em 2019, jogadores como Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Raphael Veiga foram testados. Os treinadores Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes observaram diferentes formações, sem ter encontrado alguém que conseguisse se firmar no time. Até mesmo o próprio atacante Dudu chegou a ser posicionado nesse papel em algumas ocasiões.

Os outros concorrentes de Lucas Lima começaram o ano em situações diferentes. Veiga tem atuado como titular na ponta, posição que deve ter como futuro dono Rony, do Athletico-PR - os clubes negociam. Zé Rafael iniciou como reserva, mas entrou bem e fez gol contra o Ituano. Scarpa deve voltar ao elenco após ter negociação fracassada com o Almería, da Espanha, e ser poupado dos compromissos para cuidar da possível transferência. Ele ficou no banco na estreia do Palmeiras no Paulistão.

766E3C01-53A8-483E-9B06-CCE0C7108013
Eu não vou fazer rodízio. Prefiro colocar um craque com 30% do ideal, do que colocar o outro que não vai resolver o problema
E0EAB005-9061-4B3D-86B9-AEB61693E313
Luxemburgo, técnico do Palmeiras

Com o início positivo, Luxemburgo sinalizou que confia em Lucas Lima e não pensa em fazer rodízio na posição para contemplar os outros meias do elenco. "Eu não vou fazer rodízio. Prefiro colocar um craque com 30% do ideal, do que colocar o outro que não vai resolver o problema. Com 30% ele vai colocar a bola para dentro quando precisar. Eu penso em ganhar jogo. Para isso, tenho de ter os melhores", explicou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.