Arquivo/AE
Arquivo/AE

Luxemburgo perto de acerto com Internacional para 2010

Técnico deve ir para o clube gaúcho após o Campeonato Brasileiro; Abel Braga vira alvo da diretoria santista

Sanches Filho, Especial para O Estado de S. Paulo

23 de outubro de 2009 | 11h02

O Santos trabalha com duas certezas e uma dúvida para 2010. As convicções são a quinta reeleição de Marcelo Teixeira e a formação de nova equipe. A dúvida é quem será o técnico.

Veja também:

linkLuxemburgo testa André no ataque titular do Santos

especialMASCOTES - Baixe o papel de parede do seu time

especialVisite o canal especial do Brasileirão

Brasileirão 2009 - lista Tabela | tabela Classificação

especialDê seu palpite no Bolão Vip do Limão

O Estado apurou na quinta que Vanderlei Luxemburgo já acertou com o Internacional e encerra a sua quarta passagem pelo clube em 31 de dezembro. O nome preferido pela diretoria para substituí-lo é Abel Braga, atualmente no Catar. Se não der certo, o alvo passará a ser Dorival Júnior, que está conduzindo o Vasco de volta à Série A.

Luxemburgo ressaltou seu compromisso com o Santos ao mandar mensagem pelo Twitter no dia 5 de outubro, quando o técnico Tite deixou o Internacional. Disse na ocasião que recebera convite do clube gaúcho, mas decidira ficar na Baixada Santista. Mudou de ideia.

A preferência de Luxemburgo pelo clube gaúcho é justificável. No Santos, conseguiria no máximo brigar pelo título paulista, de valor secundário, enquanto os outros grandes devem estar envolvidos na Copa Libertadores. E os jogadores que ele sonha contratar estão fora da realidade santista.

No Internacional, terá um dos elencos mais fortes do país. Poderá ser sua última chance de acrescentar ao seu currículo a conquista do mais importante do futebol sul-americano, antes de abraçar a carreira política. Tudo indica que o atual técnico do Santos sairá candidato a senador pelo Estado de Tocantins. Luxemburgo até já disse que é torcedor do Inter, clube que defendeu como jogador em 1978.

Depois de três meses no cargo, Luxemburgo percebeu que teria muito trabalho para montar um grande time no Santos. Embora procure preservar os jogadores, ele confidenciou a amigos que o time é um dos mais fracos dos dirigidos por ele nos últimos tempos. E, publicamente, afirmou que essa equipe, por ser formada por alguns jogadores procedentes de clubes pequenos, não suporta pressão e não consegue vencer nem quando sai na frente no marcador.

CLÁSSICO

André foi o centroavante titular no coletivo de ontem à tarde, mas o substituto de Kleber Pereira contra o São Paulo, domingo à tarde, na Vila Belmiro, vai ser Jean. O atacante de 27 anos, que o Santos repatriou do Al-Sharjah, equipe dos Emirados Árabes Unidos, há dois meses, fará a sua estreia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.