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Major League Soccer surpreende e fecha acordo com Apple para transmissão de jogos

Contrato será válido por dez anos e deve movimentar mais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões)

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Por Redação
Atualização:

Um acordo surpreendente movimentou o mercado de transmissões esportivas durante esta terça-feira (14). A Major League Soccer (MLS) e a Apple anunciaram um acordo para transmissão dos jogos da competição pelos próximos dez anos. O acordo entra em vigência a partir de 2023 e terá a Apple TV como plataforma exclusiva. Estima-se que o contrato deva movimentar mais de US$ 2 bilhões durante este período. A parceria também será válida para a Copa das Ligas e partidas da MLS Next Pro e MLS Next.

Além da exibição dos jogos, que serão transmitidos ao vivo por streaming, também será disponibilizado um programa semanal e alguns destaques das rodadas por meio de programação produzidas pela própria plataforma, isso sem custo adicional para assinantes do Apple TV+, com um número limitado de partidas disponíveis gratuitamente. O acesso ao novo serviço de streaming da MLS será incluído como parte dos pacotes de ingressos da temporada completa da MLS.

A Major League Soccer tem se reposicionado no mercado do futebol e investido em jovens talentos Foto: Trevor Ruszkowski/USA TODAY Sports

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“Pela primeira vez na história do esporte, os fãs poderão acessar tudo de uma grande liga profissional de esportes em um só lugar. É um sonho tornado realidade para os fãs da MLS, fãs de futebol e todos os que amam esportes. Sem fragmentação, sem frustração, apenas a flexibilidade de se inscrever em um serviço conveniente que oferece tudo MLS, em qualquer lugar e a qualquer hora que você quiser assistir. Mal podemos esperar para tornar mais fácil para ainda mais pessoas se apaixonarem pela MLS e torcer pelo seu clube favorito”, disse Eddy Cue, vice-presidente sênior de Serviços da Apple. Atualmente, os jogos da MLS são exibidos na ESPN +, ESPN, ABC e Fox Sports.

Para Bruno Maia, executivo de inovação no esporte e CEO da Feel The Match, empresa que produz conteúdos esportivos para streaming, o investimento da Apple na MLS apenas comprova uma tendência que já vinha acontecendo.

"A Apple TV vem confirmando a importância de combinar o esporte ao vivo com conteúdos complementares para o consumidor seguir navegando depois que a partida acabar. Ela já vem investindo gradativamente em ligas norte-americanas, especialmente de hóquei e beisebol. A chegada na MLS mostra um posicionamento em esportes importantes para o mercado norte-americano", explica.

Para o advogado especializado em direito desportivo, Eduardo Carlezzo, o acordo entre as duas partes pode ser considerado impressionante para o mercado do futebol. "Estamos falando do prazo, do significado da marca Apple e o fato que de que todos os jogos serão transmitidos pela Apple TV. Além disso, a MLS terá participação sobre receita gerada pela assinatura do pacote de jogos. No futebol não estamos acostumados a acordos de transmissão de tão longa duração. Normalmente, seguindo o padrão das principais ligas europeias, são três anos. Contudo, o mercado americano tem uma lógica diferente e, por exemplo, no ano passado NFL e Disney também fecharam acordo por 10 anos", apontou.

Outra novidade divulgada no acordo é que, no lançamento, todas as partidas da MLS e da Leagues Cup incluirão locutores chamando a ação em inglês e espanhol, e todas as partidas envolvendo equipes canadenses estarão disponíveis em francês.

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"O mais interessante no movimento deles é vê-los investindo ao mesmo tempo em conteúdos que apostam no esporte fora das competições, com muito êxito. É deles séries de referência como as da vida de Magic Johnson, The Greatness Code ou mesmo Ted Lasso, que é ficcional, baseada na história de um treinador", complementa Bruno Maia, que também é diretor e produtor da série 'Romário, o Cara', que será exibido pela HBO+.

"Sempre houve uma grande expectativa quanto a uma entrada forte das big techs no mercado de transmissão esportiva. Demorou mais do que o previsto, mas ocorreu. Cabe agora ver os efeitos que isso causará nos competidores", concluiu Eduardo Carlezzo.

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