Fadi Al Asaad/ Reuters - 17/11/2010
Fadi Al Asaad/ Reuters - 17/11/2010

Mano Menezes convoca Ronaldinho Gaúcho

Atacante do Flamengo ganha mais uma oportunidade na seleção brasileira

18 de agosto de 2011 | 11h03

RIO - O técnico Mano Menezes realizou nesta quinta-feira a convocação para o amistoso da seleção brasileira contra Gana, dia 5 de setembro, em Londres, às 15h45 (horário de Brasília). A grande novidade foi a presença de Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, na lista. Outra surpresa foi a presença do lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, que volta a ser chamado após desavenças com o próprio treinador.

Ronaldinho Gaúcho havia sido convocado apenas uma outra vez desde que Mano assumiu o posto de Dunga após a Copa da África do Sul. O meia foi chamado para jogo contra a Argentina, disputado em novembro de 2010, no qual a seleção brasileira foi derrotada por 1 a 0 em Doha, no Catar. O astro teve atuação apagada e nunca mais foi mais lembrado pelo treinador, que agora se rendeu ao seu desempenho no Campeonato Brasileiro.

A presença do lateral-esquerdo Marcelo na lista é outra novidade. O jogador do Real Madrid se envolveu em polêmica com o próprio Mano Menezes supostamente por ter forçado uma dispensa para retornar ao seu clube quando foi chamado para amistoso contra a Escócia, em março.

Agora, porém, Marcelo parece ter sido perdoado pelo treinador, que, em contrapartida, não convocou o lateral-esquerdo André Santos, com quem trabalhou no Corinthians e que falhou na derrota da seleção para a Alemanha por 3 a 2, dia 10, em Stuttgart. Até então, ele havia sido convocado para todos os jogos do Brasil.

Maicon, que está contundido, também ficou fora. A ausência do jogador da Inter de Milão abriu espaço para que o treinador chamasse Danilo, do Santos, que defende a seleção brasileira no Mundial Sub-20. Inicialmente, a seleção brasileira enfrentaria nesta data o Egito, na cidade do Cairo, dia 6 de setembro. Porém, a Federação Egípcia de Futebol alegou problemas de segurança no país e cancelou o jogo. No começo deste ano, o Egito enfrentou fortes protestos políticos, que provocaram a queda do presidente Hosni Mubarak, cujo julgamento por corrupção e envolvimento na morte de manifestantes está marcado para 5 de setembro.

Além do jogo contra Gana, a seleção ainda fará mais dois amistosos neste ano. Nos dias 14 e 28 de setembro, a equipe de Mano Menezes vai enfrentar a Argentina, e o treinador só vai chamar atletas que atuam no Brasil.

Em relação a programação para o jogo contra Gana, segundo a CBF, os jogadores que atuam no  Brasil estarão de volta ao País dia 6, terça-feira, para que possam atuar por seus clubes na quarta e quinta-feira, dias de rodada do Brasileirão. Com isso, Ronaldinho e Ralf teriam condições de jogar por Flamengo e Corinthians, respectivamente, na quarta, data em que as equipes se enfrentam.

Os convocados foram: 

GOLEIROS

Julio Cesar (Inter de Milão)

Fábio (Cruzeiro)

Jefferson (Botafogo)

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona)

Danilo (Santos)

Marcelo (Real Madrid)

Adriano (Barcelona)

ZAGUEIROS

Lúcio (Inter de Milão)

Thiago Silva (Milan)

David Luiz (Chelsea)

Dedé (Vasco)

VOLANTES

Lucas Leiva (Liverpool)

Ralf (Corinthians)

Luiz Gustavo (Bayern de Munique)

Elias (Atlético de Madri)

MEIAS

Paulo Henrique Ganso (Santos)

Lucas (São Paulo)

Fernandinho (Shakhtar)

ATACANTES

Alexandre Pato (Milan)

Robinho (Milan)

Neymar (Santos)

Hulk (Porto)

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Leandro Damião (Inter)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.