Divulgação
Divulgação

Maracanã é confirmado como sede da final da Libertadores de 2020

Já a decisão da Copa Sul-Americana será realizada no estádio Mario Kempes, na Argentina

Redação, O Estado de S.Paulo

17 de outubro de 2019 | 12h38

A Conmebol confirmou nesta quinta-feira que o estádio do Maracanã, no Rio, será a sede da final da Copa Libertadores de 2020. Já a decisão da Copa Sul-Americana do próximo ano vai acontecer no estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina. Nos dois casos, a final será realizada em jogo único. Neste ano, a decisão do torneio continental de maior importância na América do Sul está marcado para acontecer no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. Grêmio ou Flamengo disputam vaga na final desta temporada.

"Por decisão do Conselho da Conmebol, foram selecionadas as cidades de Rio de Janeiro e Córdoba como sedes para as finais únicas de 2020", anunciou a Conmebol, nas redes sociais. O resultado foi informado após reunião do Conselho da entidade sul-americana de futebol, em Assunção, no Paraguai.

O encontro contou com a presença do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), que fez parte da comitiva da CBF presente no evento. O anúncio prévio da presença do governador já havia levantado a suspeita de que o Maracanã acabaria sendo escolhido. O tradicional estádio brasileiro era o principal favorito nesta disputa. Também estavam no páreo o próprio estádio Mario Kempes (Córdoba, Argentina), o Mineirão, a Arena do Grêmio, o Beira-Rio, o Morumbi, a Arena Corinthians e o Estádio Nacional (Lima, Peru).

Consultores técnicos da Conmebol visitaram os estádios candidatos na Argentina, no Peru e também no Brasil. Segundo a entidade, os critérios avaliados pelos técnicos foram: visão, conceito e legado da proposta, características técnicas do estádio e campos de treinamento, requisitos de segurança, mobilidade e acomodação e aspectos sociais, políticos, ambientais e comerciais.

SEGUNDA FINAL

A final no Maracanã será a segunda no novo formato estabelecido pela Conmebol, com as competições sul-americanas sendo decididas em jogo único. A primeira edição assim será neste ano, em Santiago, no dia 23 de novembro. Flamengo e Grêmio brigam para chegar à grande final. A outra semifinal tem Boca Juniors e River Plate. Já a Copa Sul-Americana deste ano vai ser decidida no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai. O jogo estava marcado para o estádio Nacional de Lima, no Peru, mas mudou de local por falha na organização dos peruanos.

Em 2020, será no Mario Kempes, em Córdoba, que recebeu uma grande reforma para virar uma das sedes dos jogos da Copa América, em 2011. Os outros estádios na disputa eram o Estádio Ciudad de La Plata (Argentina), o Mané Garrincha, em Brasília, e o Nacional de Lima (Peru).

Para Entender

Programação de tv

Veja as principais atrações esportivas do dia

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.