PUBLICIDADE

'Maradona está bem', afirma médico após cirurgia por causa de um hematoma no cérebro

Neurocirurgião Leopoldo Luque confirmou que o processo, que durou duas horas, foi exitoso

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Diego Maradona foi submetido na noite desta terça-feira, em Buenos Aires, a uma cirurgia por causa de um hematoma no cérebro. O atual treinador do Gimnasia La Plata tinha um coágulo acumulado na região subdural por causa de pancadas, segundo os médicos. A cirurgia, na Clínica Olivos, teve duração de duas horas. “Pudemos evacuar esse hematoma crônico de maneira exitosa. Diego suportou muito bem a cirurgia. Está acordado. Está tudo muito bem’’, afirmou o neurocirurgião Leopoldo Luque, em mensagem no Twitter.

Cirurgia de Maradona foi um sucesso Foto: Alejandro Pagni/AFP

Com 60 anos recém-completados, Maradona foi internado na clínica Ipensa de La Plata na segunda-feira após se sentir mal. Uma série de exames mostrou que o ex-meia tem hematomas na cabeça possivelmente geradas por pancadas recentes. Esse tipo de lesão na cabeça precisa ser solucionado com rapidez porque o sangue acumulado pode pressionar o cérebro. Por isso, o neurocirurgião Leopoldo Luque decidiu transferi-lo para o hospital da capital argentina. Maradona deixou a clínica de La Plata por volta das 19 horas, acompanhado de Gianinna, uma de suas filhas, e hora depois deu entrada em Olivos. A cirurgia começou por volta das 22 horas e durou 120 minutos. A equipe que operou o ex-jogador foi composta por sete profissionais. Maradona foi transferido para a UTI, onde ficará em observação. Não está descartada a possibilidade de sequelas.

Entre os possíveis fatores de risco para essa lesão estão a idade e o abuso de álcool. Na semana passada, Maradona mal comemorou seu sexagésimo aniversário, que completou na sexta-feira, porque já apresentava uma saúde debilitada. O ex-jogador comia pouco, aparentava fraqueza e pouco participou da partida realizada também na sexta-feira entre o Gimnasia La Plata e o Patronato. Maradona esteve presente somente nos 18 primeiros minutos e depois deixou o estádio. A previsão inicial era de que o ex-jogador recebesse alta nesta quarta-feira, mas a análise mudou os planos. Em entrevista coletiva antes do diagnóstico do hematoma, Leopoldo Luque afirmou que o ídolo argentino estava bem. “Ele está anêmico e desidratado. Temos de corrigir isso para que siga melhorando. A ideia é melhorar tudo que possa. Precisamos de tempo.” Durante as primeiras horas de internação, os médicos detectaram que Maradona apresentava anemia. Nesta terça-feira, ele despertou com boa disposição e até pediu para ir embora do hospital, porém os hematomas no cérebro foram descobertos e será necessário que ele permaneça sob cuidados.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.