22 de setembro de 2012 | 17h45
O mesmo Wilson voltou a falhar dois minutos depois e permitiu que o time paulista ampliasse. Marcos Assunção cruzou para a área novamente, o goleiro saiu muito mal, atrasado, e permitiu que o zagueiro Henrique chegasse antes e cabeceasse para o gol vazio.
Corinthians ainda não pegou o jeito de jogar no Brasileirão, diz Cássio
Assustado, o Figueirense foi para cima e teve sua primeira boa oportunidade aos 12 minutos, quando Aloisio recebeu dentro da área, girou para cima da zaga e rolou para trás. A bola passou por Caio, mas não por Botti, que dominou e bateu muito perto do ângulo esquerdo.
Aos 21 minutos aconteceu o lance mais polêmico da partida. Marcos Assunção bateu falta com perfeição, no ângulo, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou o gol marcando impedimento de Valdivia. O chileno ficou pulando à frente do goleiro Wilson, em posição irregular, para atrapalhar sua visão.
O jogo era extremamente movimentado, com chances dos dois lados. Aos 25 minutos foi a vez do Figueirense criar uma grande oportunidade, com Aloisio, que achou Elsinho sozinho dentro da área. O lateral, de frente para Bruno, encheu o pé, mas acertou a trave.
Com a ampla vantagem obtida no início, o Palmeiras mudou sua proposta de jogo, se fechou e passou a apostar nos contra-ataques. O Figueirense ficava com a posse de bola no campo de ataque, mas demonstrava falta de criatividade, o que fez com que o ritmo da partida diminuísse até o fim do primeiro tempo.
Na etapa final, o jogo voltou a esquentar e logo nos primeiros minutos o time da casa perdeu grande chance, com Aloisio. Aos oito minutos, Caio desviou cruzamento da esquerda e exigiu grande defesa de Bruno.
Justamente quando a pressão parecia controlada pelo Palmeiras, o Figueirense diminuiu, aos 19 minutos. Caio recebeu na área, driblou para o meio e bateu forte, para grande defesa de Bruno. No rebote, Aloisio chegou para marcar. O goleiro palmeirense ainda desviou de novo, mas não tirou a bola do caminho do gol.
Mas foi só um susto para o time paulista, que voltou a marcar três minutos depois, em novo erro de Wilson. Após cruzamento da direita, o goleiro saiu muito mal, trombou com um zagueiro e deixou a bola no pé de Marcos Assunção. Com o gol livre, o volante só tocou.
O gol abalou muito o Figueirense, que viu sua torcida silenciar e, nervoso em campo, passou a errar demais. Julio Cesar, em belo chute por cobertura, ainda levou perigo, mas o time catarinense já não tinha mais forças para reagir.
FIGUEIRENSE 1 X 3 PALMEIRAS
FIGUEIRENSE - Wilson; Elsinho, João Paulo, Edson (Guilherme Lazaroni) e Helder; Jackson, Túlio (Julio Cesar), Claudinei e Botti (João Deretti); Aloisio e Caio. Técnico - Márcio Goiano.
PALMEIRAS - Bruno; Correa (João Denoni), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (Tiago Real); Maikon Leite (Mazinho) e Barcos. Técnico - Gilson Kleina.
GOLS - Thiago Heleno, aos sete, e Henrique, aos nove minutos do primeiro tempo. Aloisio, aos 19, e Marcos Assunção, aos 22 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).
CARTÕES AMARELOS - Valdivia, Maurício Ramos, Barcos, Juninho, Maikon Leite (Palmeiras); Helder, Elsinho, Claudinei, João Paulo (Figueirense).
PÚBLICO - 11.062 torcedores.
RENDA - R$ 217.585,00.
LOCAL - Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
LANCES DO JOGO
FRASE
Marcos Assunção (Palmeiras): "Torcida está acreditando e nao podemos deixar de acreditar. Enquanto houver um pingo de esperança, eu como capitão, tenho que estar sempre para cima, preciso ser o espelho para eles, tenho que passar força, e a torcida também. Eu vou lutar até o final, nem que eu tenha que deixar a vida aqui no campo."
SEGUNDO TEMPO
RESUMO: Com dois gols de vantagem, o Palmeiras voltou para a segunda etapa apostando no contra-ataque. A equipe chegou a levar um gol, mas, em seguida, Marcos Assunção foi decisivo, marcou o terceiro e decidiu o jogo para o Palmeiras.
49min - Acabou.
48min - Barcos teve a última chance da partida. Na meia-lua corta o zagueiro, mas bate para fora.
46min - Última alteração no Figueirense: sai Edson, entra o atacante Guilherme Lazaroni, tentativa final do técnico.
45min - Quatro minutos de acréscimo.
40min - Perto do fim do jogo o Palmeiras recua e tenta alguns contra-ataques. Já o Figueirense tenta, a todo custo, diminuir o placar.
37min - Palmeiras faz sua última alteração: sai Maikon Leite, entra Mazinho.
36min - Figueirense muda. Sai Botti para a entrada de João Deretti.
35min - Falta feia no meio-campo. Maikon Leite puxava o contra-ataque, e João Paulo, com um carrinho violento, para a jogada. Cartão amarelo para o zagueiro.
34min - Após escanteio ensaiado, Juninho cruza e Henrique cabeceia para fora.
32min - Falta perigosa para o Figueirense. Porém, Julio Cesar bate muito mal e manda para fora.
30min - Marcos Assunção bate, mas a bola passa por cima do gol.
28min - Claudinei faz falta na entrada da área e leva cartão amarelo. Marcos Assunção na bola.
26min - O gol do Palmeiras foi um banho de água fria na equipe da casa. Agora, o Figueirense tenta desesperadamente encostar no placar.
22min - GOOOOOOOOLLLL DO PALMEIRAS!! O Figueirense não conseguiu nem comemorar o gol e o Palmeiras aumenta o placar. Barcos cruza da direita, Wilson afasta mal e a bola sobra para Marcos Assunção chutar para o gol vazio.
20min - GOOOOOOOOLLLL DO FIGUEIRENSE!! Caio recebe cruzamento da direita, mata no peito e bate forte, Bruno faz ótima defesa, mas no rebote Aloísio, sozinho, empurra para o gol.
18min - O Figueirense cresce na partida e começa a criar perigo ao gol do Palmeiras.
15min - Caio arrisca batida de fora da área, a bola desvia em Julio Cesar e quase engana o goleiro Bruno. Tiro de meta para o Palmeiras.
12min - O Figueirense mantém a posse de bola, mas, sem criatividade, pouco assusta o gol palmeirense.
10min - Alteração no Palmeiras: Gilson Kleina tira Valdívia, que já tinha cartão amarelo, e coloca o meia Tiago Real.
8min - Após cruzamento da esquerda, a bola bate em Aloísio e Bruno faz ótima defesa, espalmando para linha de fundo.
6min - Após belo lançamento de Valdívia, Maikon Leite invade a área e vai para o chão. O juiz apenas manda o jogo seguir.
4min - Falta para o Palmeiras. Marcos Assunção bate, mas dessa vez a zaga consegue afastar.
2min - O juiz continua distribuindo cartões amarelos. Dessa vez foi para Maikon Leite, que retardou a cobrança de falta do Figueirense.
1min - Começou. O Figueirense voltou diferente: saiu Túlio e entrou Julio Cesar. O Palmeiras não fez mudanças.
FRASE:
Marcos Assunção (Palmeiras): "Ainda não acabou o jogo, temos mais uma batalha de 45 minutos pela frente. Demos uma vacilada no final do jogo, mas temos que voltar com a mesma pegada do começo do primeiro tempo."
PRIMEIRO TEMPO
RESUMO: Marcos Assunção fez a diferença para o Palmeiras. Após dois cruzamentos do volante, a equipe paulista marcou duas vezes e ficou tranquila na partida. Pouco perigoso, o Figueirense criou poucas jogadas após levar os gols.
47min - Acabou.
46min - Juninho faz falta e recebe mais um cartão para o Palmeiras.
45min - O zagueiro Edson arrisca de fora da área, mas a bola fica fácil para a defesa de Bruno.
43min - Barcos chuta a bola para longe, após o juiz apitar, e recebe o cartão amarelo.
37min - Palmeiras melhora no jogo e toca a bola no campo de ataque, deixando o tempo passar.
35min - Barcos divide na lateral-esquerda e a bola sobra para Maikon Leite, que invade a área e bate para a defesa do goleiro Wilson.
31min - A equipe da casa domina o jogo e pressiona o Palmeiras no campo de ataque.
30min - Primeira alteração no Palmeiras: Sai Corrêa, sentindo dores, e entra João Denoni.
25min - O Figueirense cresce no jogo e pressiona o Palmeiras. Após arrancada pela direita, Elsinho recebe e bate no travessão do goleiro palmeirense.
20min - Polêmica no jogo. Marcos Assunção marca um golaço de falta, mas o juiz assinala impedimento de Valdívia, que, apesar da posição irregular, não participou da jogada.
16min - Após os dois gols, Palmeiras diminuiu o ritmo e dá espaço para o Figueirense jogar.
12min - O Figueirense chega pela primeira vez com perigo ao gol do Palmeiras. Botti recebe e tenta bater com efeito, mas a bola passa ao lado do gol de Bruno.
8min - GOOOOOOOOLLLL DO PALMEIRAS!! Marcos Assunção, agora com a bola rolando, cruza, de esquerda, na cabeça de Henrique. O zagueiro sobe com o goleiro, leva a melhor, e manda para o fundo do gol.
7min - GOOOOOOOOLLLL DO PALMEIRAS!! Decisivo na Copa do Brasil, Marcos Assunção cobra falta na cabeça de Thiago Heleno, que, sozinho, cabeceia por baixo do goleiro do Figueirense.
5min - Palmeiras chega pela primeira vez. Em boa troca de passes, Corrêa cruza para Barcos que cabeceia para a fácil defesa de Wilson.
2min - Valdívia faz falta sem bola e recebe o primeiro cartão do jogo.
1min - Começou. As duas equipes se encontram na zona de rebaixamento, precisando da vitória para tentar escapar da degola. Gilson Kleina estreia no comando do Palmeiras e tenta reverter a situação no clube paulista.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.