EFE/ Kiko Huesca
EFE/ Kiko Huesca

Mercado do futebol europeu pode esquentar nas próximas semanas com Newcastle protagonista

Na zona do rebaixamento do Campeonato Inglês, "novo bilionário" deve fechar pacotão de reforços nesta janela

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de janeiro de 2022 | 20h00

O mercado de transferências do futebol europeu tem tudo para ficar agitado nas próximas semanas. Os olhos estão muito voltados para o Newcastle, novo bilionário, que vai em busca de reforços para evitar um possível rebaixamento no Campeonato Inglês. A equipe é a vice-lanterna da competição, com apenas uma vitória, oito empates e dez derrotas. 

A primeira contratação do Newcastle deve ser o lateral-direito inglês Kieran Trippier, do Atlético de Madrid, por 12 milhões de libras. O clube inglês também está olhando para outros setores.

Alguns dos muitos nomes especulados até agora são do zagueiro James Tarkowski, do Burnley, e do zagueiro Sven Botman, do Lille. A diretoria também avalia a possibilidade de contratar um centroavante, com a lesão de Callum Wilson, dono da posição.

O Arsenal vai ouvir propostas pelo atacante Pierre-Emerick Aubameyang, em baixa com o técnico Mikel Arteta, e pelo zagueiro Pablo Marí, ex-Flamengo, que sem espaço no time. No Manchester United, o atacante Anthony Martial pode ser negociado, assim como o meia-atacante Jesse Lingard. Já o Everton acertou a contratação do jovem lateral escocês Nathan Patterson, do Rangers. Também na Inglaterra, o zagueiro Samir, revelado no rubro-negro carioca, deixou a Udinese e vai reforçar o Watford, que já conta com o atacante João Pedro, ex-Fluminense.

Na Espanha, o brasileiro Philippe Coutinho pode sair do Barcelona, pensando na briga por uma vaga na Copa do Mundo, no Catar, ao fim do ano, e negocia um empréstimo com o Aston Villa, da Inglaterra. A diretoria do time catalão assinou com o espanhol Ferran Torres, do Manchester City, e agora negocia a contratação do atacante Alvaro Morata, da Juventus.

Na França, a novela entre Mbappé, Paris Saint-Germain e Real Madrid continua, ainda ser saber se um desfecho acontece ainda nesta janela. O contrato do astro com o clube da capital francesa se encerra ao fim da temporada, em junho. O Monaco acertou com o lateral-direito Vanderson, do Grêmio, por cerca de R$ 70 milhões.

Eriksen disponível no mercado

Na Itália, os olhos estão voltados para o artilheiro sérvio Dusan Vlahovic, da Fiorentina, que já marcou 16 gols em 19 rodadas do Campeonato Italiano e é um dos nomes mais cobiçados do mercado de transferências. Os meio-campistas Arthur e Aaron Ramsey podem deixar a Juventus nesta janela em busca de mais tempo de jogo. A Roma deve acertar por empréstimo com o volante/lateral Maitland-Niles, sem espaço no Arsenal.

O meia Christian Eriksen busca um novo clube e sonha em disputar a Copa do Mundo. Eriksen vem treinando desde a primeira semana de dezembro no Odense, modesto clube da Dinamarca onde começou nas categorias de base. Ele rescindiu amigavelmente com a Inter de Milão após o clube italiano ser informado que não seria permitido que o meia atuasse no país com um cardioversor desfibrilador implantável (CDI)

Já em Portugal, Benfica e Porto tentam segurar os atacantes Darwin Nuñez e Luís Diaz, respectivamente, dois grandes destaques do futebol luso. Enquanto na Alemanha, o Bayern de Munique vendeu o meio-campista francês Michael Cuisance ao Venezia, da Itália.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.