Merkel vai comparecer a jogo Alemanha x Grécia na Euro 2012

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai comparecer à partida Alemanha x Grécia pelas quartas de final da Euro 2012 na sexta-feira, aumentando o ambiente político em torno do jogo que contrapõe a economia mais conturbada da zona do euro à potência que dita as cartas na união monetária.

REUTERS

20 de junho de 2012 | 12h45

Os jogadores e treinadores envolvidos no jogo tentaram minimizar o simbolismo da partida, que ocorrerá em Gdansk, na Polônia. Mas a imprensa grega não esconde o sonho de eliminar a poderosa seleção alemã na frente da chanceler (primeira-ministra), figura altamente impopular na Grécia por causa das exigências por medidas de austeridade em troca de um pacote de resgate financeiro para os gregos.

Como fizeram outros líderes europeus, Merkel não foi aos jogos da fase de grupos disputados na Ucrânia em protesto contra a suposta perseguição política à ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko.

Não está claro se Merkel vai encontrar o novo premiê grego, Antonis Samaras, que tomou posse nesta quarta-feira após formar um governo de coalizão. "Talvez no intervalo", brincou o porta-voz alemão Georg Streiter.

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, também detestado na Grécia, apostou em uma vitória de 3 x 1 da sua seleção. "Os gregos jogaram fantasticamente contra a Rússia. Não será um jogo fácil. No entanto, o esquadrão alemão está no auge da sua forma", afirmou ele ao jornal Die Zeit.

A Grécia, campeã da Euro 2004, avançou para as quartas-de-final de forma surpreendente ao derrotar a favorita Rússia por 1 x 0 em seu último jogo da fase de grupos.

(Reportagem de Elisa Oddone e Stephen Brown)

Tudo o que sabemos sobre:
FUTEUROMERKELALEMANHAGRECIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.