Paulo Fernandes| Divulgação
Paulo Fernandes| Divulgação

Sem jogos e financeiramente impactados, torcedores mantêm identificação com seus clubes

Especialistas afirmam que estratégias com sócio-torcedores deverão continuar sendo pautadas

Redação, O Estado de S.Paulo

02 de junho de 2020 | 12h00

Apesar da suspensão do futebol brasileiro e das consequências econômicas negativas desencadeadas pela pandemia do novo coronavírus, os torcedores continuam fiéis aos seus times do coração. O Vasco, por exemplo, ultrapassou a marca de 24 mil renovações de planos de sócio torcedor, assim como o Santos, que ganhou mais de 4 mil novos sócios durante a pandemia.

"A verdade é que os jogos pararam, mas a identidade com o torcedor continua a mesma. Este sentimento continua importante, e ser sócio é ter a certeza de que ele se mantém vivo, como sempre. O desafio é conseguir transmitir essa mensagem com força para o torcedor, tanto na comunicação quanto nas ações envolvendo o programa", explica André Monnerat, diretor de negócios da Feng Brasil, empresa especializada em programas de sócios e engajamento de torcedores.

Gustavo Herbetta, fundador da agência de marketing esportivo da Lmid, e que já foi superintendente de marketing do Corinthians, entre 2015 e 2017, por sua vez, explica que os clubes devem traçar estratégias para a retenção de sócios.

"A palavra-chave agora não é atrair, e sim reter. Difícil imaginar torcedores aderindo aos programas neste momento, cujo principal produto é algo que não está sendo realizado. Agora, atuar sobre a frente financeira e com ações de engajamento por meio de excelência em conteúdo e frequência, além do viés social obrigatório no momento, podem ajudar os times a perderem menos sócios em suas bases. Irão se sobressair os times que se prepararam para entender suas bases de torcedores e agirem de forma assertiva e proativa", disse.

Segundo um levantamento da Feng Brasil, elaborado por meio do balanço oficial dos clubes, entre 2014 e 2018 o faturamento de equipes participantes da Série A com programas de sócios torcedores cresceu 42% e a expectativa é que os números de 2019 sejam ainda maiores. Apesar da pandemia, os torcedores continuam sendo peça fundamental de suas equipes. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.