Josep Lago/AFP
Josep Lago/AFP

'Messi terá uma partida de descanso e nada mais', diz técnico do Barcelona

Atacante argentina será preservado da partida contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões

Redação, O Estado de S.Paulo

09 de dezembro de 2019 | 18h50

O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, explicou que vai preservar Messi na partida contra a Inter de Milão, na Itália, nesta terça-feira, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, como parte do planejamento da equipe. O time catalão já está garantido nas oitavas de final.

A pausa forçada acontece poucos dias depois de o argentino marcar três gols na vitória sobre o Mallorca por 5 a 2, pelo Campeonato Espanhol. "Messi terá uma partida de descanso e nada mais. Estamos vindo de jogos importantes e teremos outros jogos importantes pela frente. Decidi poupar alguns jogadores. No ano passado, ele também não jogou aqui (Milão) e fomos bem", afirmou Valverde, em entrevista coletiva, referindo-se ao empate por 1 a 1, também pela fase de grupos da competição europeia, em novembro do ano passado. "Entramos com onze de qualquer maneira. Messi é um jogador decisivo, mas ele já ficou fora de outros jogos. A intenção é manter o nosso estilo de jogo e competitividade."

O treinador não quis dar mais detalhes sobre sua decisão ao ser questionado se ele havia conversado com Messi antes de poupá-lo. O argentino não gosta de ficar fora das partidas quando tem condições de atuar. "Situações internas são internas. As decisões são tomadas pelo treinador de acordo com o que ele considera apropriado. Estamos em uma sequência e, projetando o que teremos pela frente, decidi poupá-lo."

Com 11 pontos, o Barcelona já avançou às oitavas de final como primeiro colocado do Grupo F. Inter de Milão e Borussia Dortmund, ambos com sete pontos, brigam pela outra vaga. O time alemão enfrenta o Slavia Praga, da República Checa, em casa. A equipe italiana se classifica se conseguir o mesmo resultado dos alemães, já que leva vantagem no confronto direto.

Na edição passada, os italianos viveram situação semelhante, também com o Barcelona no grupo, e foram eliminados ao empatarem com o PSV em Milão. O Tottenham seguiu adiante naquela oportunidade. "É um desafio importante e difícil. Nós sabemos que eles buscam avançar às oitavas. Felizmente estamos classificados. Mas queremos competir", avisou Valverde.

"Eles são os líderes do Campeonato Italiano e fizeram um ótimo jogo em Barcelona (derrota por 2 a 1). Eles estão começando bem, mas no final você precisa competir. No ano passado, eles não conseguiram vencer o PSV. Viemos aqui para competir, mas sabendo que eles têm um ótimo time", completou o treinador do Barcelona.

Valverde elogiou ainda Lautaro Martínez. O argentino está na mira do Barcelona. Nos bastidores, o atacante é tido como o substituído de Suárez em um futuro próximo. "Ele é um jogador que está fazendo uma ótima temporada. É rápido e forte. Ele marcou o gol no jogo em Barcelona. Ele tem se entendido bem com o Lukaku", elogiou o treinador, que desconversou sobre o interesse em contratá-lo. "Não quero falar sobre jogadores de outras equipes."

Para Entender

Programação de tv

Veja as principais atrações esportivas do dia

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.