Juan Carlos Ulate/Reuters
Juan Carlos Ulate/Reuters

México sofre e joga repescagem; Honduras está na Copa do Mundo

Mexicanos jogam decisão contra a Nova Zelândia

AE, Agência Estado

16 de outubro de 2013 | 00h40

CIDADE DO MÉXICO - Quando as Eliminatórias da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) começaram, todos consideravam como barbada as classificações de México e Estados Unidos. Os norte-americanos se garantiram com folga, com duas rodadas de antecipação, na Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, por pouco os mexicanos sacramentaram um dos piores vexames de sua história. Graças aos vizinhos do norte, que ganharam do Panamá por 3 a 2, o México continua com chances de classificação ao Mundial do Brasil e terá chance na repescagem contra a Nova Zelândia, representante da Oceania. Honduras conquistou a vaga direta e se juntou a Estados Unidos e Costa Rica.

Em San José, na Costa Rica, o México precisava somente de um empate para avançar à repescagem e seguir com chances de classificação. Perderam por 2 a 1 para os costarriquenhos - gols de Bryan Ruiz e Álvaro Saborío, com Oribe Peralta para os mexicanos - e dependiam do resultado do jogo entre Panamá e Estados Unidos, na Cidade do Panamá. Uma vitória dos panamenhos e era o fim para os mexicanos. Os donos da casa fizeram 1 a 0 no primeiro tempo, mas levaram o empate aos 19 minutos do segundo tempo. Então, somado à derrota do México na Costa Rica, a pressão do Panamá foi enorme e o segundo gol, para grande festa da torcida, saiu com Tejada aos 39. Quando tudo parecia definido, os Estados Unidos empataram com Zusi aos 45, agora para desespero de todos. A frustração veio de vez com o gol de Johannsson, aos 48, decretando a eliminação panamenha.

Com 11 pontos, o México terminou na quarta colocação das Eliminatórias, contra 8 do Panamá. A vaga direta na Copa até poderia vir com uma vitória na Costa Rica e uma derrota de Honduras para a lanterna e eliminada Jamaica. Mas os hondurenhos precisavam apenas de um empate e foi isso que aconteceu com o 2 a 2 em Kingston. Com 15 pontos, ficou na terceira posição, atrás de Estados Unidos (22) e Costa Rica (18). Para não ficar fora de uma Copa do Mundo pela primeira vez desde 1990, o México fará agora duas partidas contra a Nova Zelândia. Os jogos serão nos dias 15 e 19 de novembro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.