Morre técnico da Dinamarca campeã da Euro de 1992

Técnico da Dinamarca que se sagrou campeã da Eurocopa de 1992, Richard Moller Nielsen morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos de idade. A notícia do falecimento, confirmada pelos familiares do treinador, foi lamentada pela Associação Dinamarquesa de Futebol, que já havia anunciado uma homenagem ao comandante no próximo dia 1º de março, com o ingresso do mesmo no Hall da Fama da entidade.

AE, Agência Estado

13 de fevereiro de 2014 | 11h41

Nielsen vinha lutando contra sérios problemas de saúde nos últimos tempos e foi submetido a uma cirurgia para extrair um tumor do cérebro em julho do ano passado, e desde então passou a ficar em situação clínica muito delicada.

O treinador se sagrou campeão da Eurocopa de 1992 depois de a Dinamarca ter herdado de última hora o lugar da extinta Iugoslávia, que precisou se ausentar da competição por causa da eclosão da guerra civil vivida no país. E este foi único título continental da histórica da seleção dinamarquesa.

Para faturar o troféu da Eurocopa de 1992, os dinamarqueses venceram a Alemanha por 2 a 0 na final da competição, realizada na Suécia. Curiosamente, o país se sagrou campeão mesmo sem contar com o seu principal craque, Michael Laudrup, que se desentendeu com Nielsen e naquela mesma temporada ajudou o Barcelona a conquistar a Liga dos Campeões da Europa e o Campeonato Espanhol.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.