20 de janeiro de 2021 | 10h57
Morreu José Alves dos Santos, um dos protagonistas do Corinthians da década de 1950, aos 86 anos, nesta terça-feira. Chamado de Zague por seus companheiros de campo e pela torcida alvinegra, o centroavante lutava contra o Mal de Alzheimer. "O Corinthians perdeu um ídolo nesta terça", lamentou o clube no Twitter oficial. Zague vestiu a camisa corintiana entre 1956 e 1961. Nesse período, ele participou de 242 partidas e marcou 127 gols. "Nossos sentimentos a parentes, amigos e fãs", escreveu o time do Parque São Jorge.
Zague fez sua estreia em um clássico com o Santos. Marcou dois, apresentando sua habilidade aos torcedores que acompanhavam a partida nas arquibancadas da Vila Belmiro. Naquela ocasião, o Corinthians venceu por 4 a 0. Sua fama não se restringiu ao solo brasileiro. Além do time alvinegro, Zague fez sucesso no América, do México. Lá, o centroavante foi campeão e artilheiro do Mexicano e conquistou por duas vezes a Copa do México.
Seu filho, Luís Roberto Alves, o "Zaguinho", seguiu os mesmos passos do pai. Jogou na base do Corinthians e vestiu a camisa do América. No México, o sucesso foi tamanho que ele até se naturalizou. Jogou por 11 anos no clube em que seu pai foi ídolo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.