Marcio Fernandes/Estadão
Marcio Fernandes/Estadão

Mudanças no Paulistão serão definidas na próxima semana

Fórmula de disputa da competição deve ser alterada

Almir Leite, Agência Estado

23 de outubro de 2013 | 16h05

SÃO PAULO - O Conselho Técnico do Paulistão de 2014 foi marcado para a próxima quarta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 11 horas, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF). Na ocasião, serão definidas as mudanças na fórmula de disputa do campeonato, forçadas por causa do calendário apertado do ano que vem em função da Copa do Mundo, e também haverá a oficialização da data de abertura, uma semana depois do que o inicialmente previsto.

Na tarde desta quarta-feira, a FPF fechou o ciclo de conversas com os 20 clubes da primeira divisão para discutir as possíveis mudanças. Dessa vez, Mogi Mirim, Ituano, Oeste, Rio Claro, São Bernardo e Paulista participaram do encontro - os outros 14 já tinham sido chamados anteriormente. E, com isso, a entidade pôde marcar o Conselho Técnico (antigamente era chamado de Arbitral) para a semana que vem, quando vai oficializar as novidades.

Por causa do calendário apertado do futebol brasileiro em 2014, quando acontecerá a Copa do Mundo entre 12 de junho e 13 de julho, o Paulistão terá menos datas disponíveis e, diante disso, é obrigado a mudar a fórmula de disputa. A tendência é que seja aprovado na semana que vem o formato com os 20 clubes divididos em quatro grupos na primeira fase, quando os integrantes de uma chave enfrentariam os das outras três, com 15 jogos cada.

Em seguida, os dois melhores de cada grupo fariam um jogo para definir quem vai à semifinal - seria uma espécie de quartas de final. A semifinal também ocorreria em uma só partida, mas a decisão do título vai ser feita, se a fórmula por realmente aprovada, em dois confrontos. Para apurar os quatro rebaixados, os oito piores classificados na fase inicial seriam divididos em quatro grupos com duas equipes, para a disputa de duelos mata-mata.

Inicialmente, o Paulistão, como outros campeonatos estaduais, teria início em 12 de janeiro. Isso só daria quatro dias de preparação a vários clubes - o Brasileirão acaba em 8 de dezembro. Os jogadores reclamaram - criaram até o movimento Bom Senso FC para discutir este e outros problemas na relação entre atletas, clubes e federações - e a FPF teve de ceder, a exemplo de outras entidades. Agora, o Campeonato Paulista de 2014 deve ser aberto em 18 de janeiro, com o jogo entre Corinthians e Portuguesa.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolPaulistão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.