Arquivo FC Barcelona
Arquivo FC Barcelona

Museu do Barcelona inaugura ala para Cruyff com objetos cedidos por sua família

Holandês foi jogador e técnico do clube catalão, além de moldar personalidade futebolística dos seus times

Estadão Conteúdo

14 de junho de 2018 | 13h10

O Museu do Barcelona inaugurou nesta quinta-feira uma nova ala para destacar um dos principais ídolos da história do clube, Johan Cruyff. A instalação mostrará fotos inéditas, objetos, além de curiosidades do ex-jogador dentro e fora de campo.

+ Barcelona 'esquece' base e gasta R$ 4,9 bi em reforços em dez anos

A família de Cruyff cedeu ao museu novos objetos relacionados ao craque holandês. O local, com área de 60 metros quadrados, será dividido em três salas: Cruyff Jogador, Cruyff Treinador e Cruyff Para Sempre.

O filho do jogador, Jordi Cruyff conheceu o local acompanhado pela mãe Danny Cruyff e pelo presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu. O herdeiro do craque se mostrou emocionado ao relembrar a história do pai.

"É uma honra, uma prazer ver que meu pai tem um espaço bastante grande no Museu do Barcelona. É um lugar histórico e estou muito agradecido ao clube por isso. Ao mesmo tempo também fico emocionado por ver objetos como a camisa e as chuteiras que ele usou. Meu pai criou uma filosofia de jogo que persiste até hoje e não há nada mais bonito do que deixar um legado como este."

Por todo o local há fotos espalhadas pela parede e vitrines com objetos históricos. Um telão também exibe imagens de jogadas, gols e momentos de Cruyff como treinador. Entre as raras imagens está a do primeiro contrato firmado com o Barcelona. Entre os objetos, o troféu Bola de Ouro, além dos pirulitos que acompanharam Cruyff no banco de reservas no período que foi treinador.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.