Nacional da capital sobe para 3ª divisão do Campeonato Paulista

Time dos ferroviários tem acesso à A3 e classificação para a final da 2° Divisão ao segurar empate de 1 a 1 com a equipe do Olímpia

Estadão Conteúdo

19 de outubro de 2014 | 14h37

Sexto time da capital paulista, o Nacional, clube que tem sua sede localizada na Barra Funda, na frente dos Centros de Treinamentos de São Paulo e Palmeiras, garantiu neste domingo o acesso da quarta para a terceira divisão do Campeonato Paulista, a chamada Série A3. O time dos ferroviários (chamava-se antes São Paulo Railway) segurou o empate em 1 a 1 com o Olímpia, na casa do adversário, e garantiu não apenas o acesso como também a classificação para a final da chamada Segunda Divisão.

Líder do Grupo 19, o Nacional vai fazer a final contra o Atibaia, que ganhou o Grupo 18. Também subiram o Barretos e o Primavera, equipe de Indaiatuba. Todas essas definições aconteceram neste domingo cedo quando foi realizada a sexta e última rodada do quadrangular final.

A decisão do título acontecerá em dois jogos, com datas que serão definidas pelo departamento de competições da Federação Paulista de Futebol (FPF) na segunda-feira. Mas como tem melhor campanha, o Nacional terá o direito de fazer o segundo jogo em casa, no Estádio Nicolau Alayon. O saldo de gols é decisivo para se definir o campeão.

O time da capital confirmou a liderança do Grupo 19 ao segurar o empate, fora de casa, por 1 a 1, com o Olímpia. O resultado parecia bom para os dois. O Nacional ficou com 10 pontos e o Olímpia, vice-líder, com oito, e que ficou classificado por cerca de meia hora.

Isso porque o jogo do Primavera contra o Grêmio Prudente, em Indaiatuba, começou atrasado por falta de médico. O time da casa precisa da vitória e ficou o jogo todo tentando superar a retranca do Grêmio Prudente. O gol da vitória saiu somente aos 49 minutos do segundo tempo, com Eldinho.

O Nacional não joga a primeira divisão do Paulista desde os anos 1950. Em 1994 e no ano 2000, venceu a A3 e teve a oportunidade de jogar pelo acesso à elite. Desde 2009 estava na quarta divisão. O clube já venceu duas vezes a Copa São Paulo de Futebol Júnior (1972 e 1988) e foi vice-campeão em 2005, perdendo para o Corinthians.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato Paulista

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.