Publicidade

Não há racismo no futebol, afirma José Mourinho

Treinador português é contra a criação de uma lei que obrigue as equipes entrevistarem treinadores negros, como existe na NFL

PUBLICIDADE

Por Martyn Herman
Atualização:

O técnico do Chelsea, José Mourinho, acredita que não há necessidade de o futebol inglês introduzir a "Regra Rooney" do futebol americano, dizendo que "não há racismo" naquele país. Uma lei em que pelo menos um candidato negro ou de minoria étnica deve ser entrevistado para o cargo de técnico está em vigor na NFL desde 2003, depois de ter sido implementada pelo proprietário do Pittsburgh Steelers Dan Rooney. Esse requisito não existe no futebol inglês e existem apenas dois técnicos negros nos 92 clubes das primeiras divisões do Campeonato Inglês. Questionado sobre o assunto na sexta-feira, Mourinho disse: "Não há racismo no futebol. O futebol não é tão estúpido em fechar as portas para as pessoas."

Mourinho está em sua segunda passagem pela Inglaterra Foto: Hugo Correia/Reuters

"Se você é bom, você consegue o trabalho. Se você é top, você é top."

Os treinadores Keith Curle (Carlisle) e Chris Powell (Huddersfield) são os únicos técnicos negros do futebol profissional inglês, embora cerca de 25 por cento dos jogadores sejam negros ou de minorias étnicas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.