Alexandre Vidal / Flamengo
Alexandre Vidal / Flamengo

Negociação avança, mas jogos do Flamengo no Carioca vão continuar sem passar na TV

Conversas com a Rede Globo foram retomadas durante a quarentena, mas valores continuam distantes

Daniel Batista, O Estado de S.Paulo

17 de junho de 2020 | 08h23

O Campeonato Carioca deve ter seu retorno confirmado nesta quarta-feira com a partida Bangu x Flamengo sendo realizada na quinta-feira como marco da bola do estadual. Entretanto, o jogo não vai ter transmissão na TV e continuará sendo assim em todos os jogos do Fla na competição. Isso se deve a falta de um acordo entre o time rubro-negro e a Rede Globo detendora dos direitos de transmissão da competição.

A disputa entre emissora e clube acontece desde o início do ano. O Flamengo quer receber mais do que os outros clubes, alegando ter maior visibilidade e, consequentemente, dá maior audiência para a Globo. A emissora aceita pagar mais, mas valores entre o que o clube quer e a TV aceita pagar estão distantes.

O Estadão apurou que as conversas evoluíram durante a quarentena e a diferença entre os valores diminuíram, mas ainda está longe de um acerto. A Globo passou apenas o primeiro jogo do Fla no Carioca, contra a Portuguesa, já que os envolvidos ainda negociavam e a transmissão foi uma espécie de "cortesia" da emissora carioca, tendo um acordo paralelo. A partida, que o Fla venceu por 2 a 1, passou no site do Globo Esporte e na Fla TV.

No início do ano, a Rede Globo havia oferecido R$ 30 milhões ao Flamengo, o dobro do que acertou com Botafogo e Vasco. O Fla exigia R$ 100 milhões. Nesta quinta-feira, o duelo contra o Bangu não terá a presença de torcedores, em razão do novo coronavírus. Existe a possibilidade, porém, do presidente da República, Jair Bolsonaro, comparecer ao Maracanã para assistir ao jogo.

Confira a nota divulgada pela Rede Globo sobre as negociações. Já o Flamengo, ainda não se manifestou. 

Mesmo ainda sem clareza de quando o Campeonato Carioca volta aos campos, a Globo e Flamengo vêm tentando desde o mês passado chegar num acordo para a transmissão dos jogos restantes do clube no Estadual. No Carioca 2020 só tivemos uma exibição do Flamengo no jogo contra a Portuguesa, já sem público antes da paralisação, quando fizemos uma permuta de direitos, sem custos envolvidos, em que Globo e Flamengo ofereceram a partida gratuitamente em suas plataformas digitais.

Desta vez, considerando o propósito mais amplo do que está sendo negociado e, principalmente, pela manifesta expectativa do Flamengo por um pagamento de direitos, a Globo evoluiu a proposta para um acordo financeiro para a exibição das partidas na TV aberta e PPV. Um grande esforço para a Globo, com o objetivo de oferecer ao torcedor flamenguista e carioca a possibilidade de acompanhar os jogos e atender expectativas do clube. 

A proposta foi rejeitada pelo clube, exercendo seu legítimo direito de gerir seus ativos. Da mesma forma, a Globo avaliou as alternativas apresentadas pelo Flamengo. Ainda estamos longe de um acordo, mas seguimos confiantes que o clube verá o nosso esforço, nesse momento de dificuldade financeira para todo o mercado, em tentar levar os jogos para os rubro-negros ávidos por ver seu time em campo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.