Neymar? Fifa seleciona brasileiro do Goianésia para gol do ano

Confira os 10 gols que concorrem ao Prêmio Puskas de 2015. Lista também traz Messi e Tevez e outros jogadores 'anônimos'

O Estado de S. Paulo

06 de novembro de 2015 | 12h38

A Fifa anunciou nesta sexta-feira os dez finalistas ao Prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito do ano na premiação anual da Fifa e que serve principalmente para coroar o melhor jogador do mundo. Os dez escolhidos foram eleitos por um Comissão de Futebol da entidade. Entre os concorrentes está um gol marcado pelo atacante brasileiro Wendell Lira, defendendo o Goianésia em jogo diante do Goiás, pelo Campeonato Goiano. Pode-se se considerar uma zebra seu gol constar da relação.

O até então desconhecido jogador se tornou finalista da premiação ao lado de nomes como Lionel Messi e Carlitos Tevez, que também figuram nesse Top 10. Wendell é o único brasileiro da lista, que também conta com David Ball, do inglês Fleetwood Town; Gonzalo Castro, do Deportivo La Coruña; Alessandro Florenzi, da Roma; Carli Lloyd, da seleção feminina dos Estados Unidos; Mexes, do Milan; Ndjeng, do alemão Paderborn; e Estaban Ramirez, do Herediano, da Costa Rica. A grande ausência é Neymar, do Barcelona.

O gol de Wendell Lira foi marcado no dia 11 de março, no Serra Dourada, onde o jogador de 26 anos recebeu passe nas costas da zaga, após bela tabela, e pegou a bola pelo alto, de voleio, após dar um giro de 360 graus para ajeitar o corpo no momento do arremate. O chute saiu forte e o movimento foi tão rápido que não deu chances de defesa para o goleiro adversário.

O vencedor desta premiação será definido por meio de votação popular no site oficial da Fifa, que elegeu como finalista o golaço que Messi marcou em jogo contra o Athetic Bilbao, em 30 de maio, em jogo válido pela Copa do Rei. Depois de pegar a bola pelo lado direito, perto da linha do meio-campo, o argentino fez fila e passou por pelo menos quatro adversários com lindos dribles, antes de finalizar para as redes já de dentro da grande área.

Tevez, hoje no Boca Juniors, entrou na disputa pelo gol marcado ainda em 2014, em novembro, com a camisa da Juventus em jogo contra o Parma. Ele saiu em disparada com a bola dominada ainda no campo da equipe de Turim, já deixando um marcador na saudade, e depois passou por mais dois rivais em velocidade com lindos dribles, antes de invadir a área e tocar com categoria na saída do goleiro.

GOL DE MULHER

Entre os finalistas ao Prêmio Puskás também concorre uma mulher. Trata-se de Carli Lloyd, que entrou nesta briga pelo golaço do meio de campo que fez na final do último Mundial Feminino, contra o Japão, no Canadá, onde encobriu a goleira japonesa com seu longo arremate.

VOTAÇÃO

Pela ótica plástica e nível de dificuldade do chute, os gols de David Ball, Gonzalo Castro, Alessandro Florenzi, Marcel Ndjeng e Esteban Ramirez também chamaram a atenção. Os vídeos com todos os gols podem ser vistos no site Fifa e o internauta já pode votar no gol que escolheu como o mais bonito. A eleição ocorrerá até 30 de novembro, quando serão anunciados os três gols mais votados e será iniciada uma nova votação para finalmente eleger o vencedor. O campeão será conhecido em 11 de janeiro, na premiação em que se elegerá o melhor jogador e a melhor jogadora do mundo de 2015, em Zurique, na Suíça. A premiação também elegerá os melhores técnicos de futebol masculino e feminino.

O atual vencedor do Prêmio Puskás é James Rodríguez, do Real Madrid, pelo golaço que fez pela Colômbia na vitória sobre o Uruguai, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de2014.

 

OS DEZ QUE CONCORREM AO PRÊMIO

1. Wendell Lira – 11.03.2015, Atletico-GO x Goianesia, Campeonato Goiano (Brasil)

2. Lionel Messi – 30.05.2015, Athletic Bilbao x Barcelona, Copa do Rei (Espanha)

3. Carlos Tevez – 09.11.2014,  Juventus x Parma, Série A (Itália) 

4. David Ball, 29.03.2015, Fleetwood Town x Preston North End, League 1 (Inglaterra)

5. Gonzalo Castro, 12.04.2015, Real Sociedad x Deportivo de la Coruña, Liga Espanhola (España)

6. Alessandro Florenzi, 16.09.2015, Roma  x Barcelona, Liga dos Campeões

7. Carli Lloyd, 05.07.2015, Estados Unidos x Japón, Copa (Canadá 2015)

8. Philippe Mexes, 25.07.2015, Milan x Inter de Milão, amistoso

9.Marcel Ndjeng, 13.07.2015, Paderborn xBolton Wanderers, amistoso

10. Esteban Ramirez, 02.11.2014, Herediano x Deportivo Saprissa, (Costa Rica)

 

 


Tudo o que sabemos sobre:
NeymarFifaPrêmio PuskasGol do ano

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • Raí valoriza montagem do elenco do São Paulo para o Brasileirão
  • Em crise, Figueirense se movimenta para evitar novo W.O.
  • Corinthians, Palmeiras e São Paulo tem as melhores defesas do Campeonato Brasileiro
  • Podcast: personalidades do esporte analisam a situação do futebol no Brasil
  • Bruno Henrique vibra com gols no Maracanã: 'Semana mais feliz da minha vida'

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.