Nicolas Anelka no Atlético-MG é destaque em portais ao redor do mundo

O reencontro com Ronaldinho Gaúcho foi o enfoque preferido das publicações

Gustavo Freitas - Especial para O Estado de S. Paulo

06 de abril de 2014 | 17h44

SÃO PAULO - A chegada de mais um velho conhecido do futebol europeu ao mercado brasileiro é destaque no mundo da bola. Portais de todo o planeta repercutem a contratação do francês Anelka pelo Atlético-MG. Todas as publicações informam que o experiente atacante de 35 anos vai se juntar à Ronaldinho Gaúcho, como o português A Bola, que ainda lembrou que os dois já atuaram juntos no Paris Saint-Germain, em 2002. O italiano La Gazzeta dello Sport disse que o Brasil "conseguiu reviver Ronaldinho", e talvez não faça o mesmo com Anelka, que aos 35 anos, 'ainda pode obter alguma satisfação'.

O tradicional veículo das páginas rosas afirmou que o desejo de voltar a atuar ao lado de "Dinho", a vontade de voltar a jogar depois de três meses de inatividade e a necessidade de apagar o gesto antissemita que o marcou, pesaram na decisão pela 'aventura brasileira'. A polêmica aconteceu no duelo entre West Bromwich, seu último clube, e West Ham, em 28 de dezembro. Ao balançar as redes na partida que terminou empatada por 3 a 3, Anelka fez o chamado "quenelle", gesto difundido na Europa pelo comediante francês Dieudonné M'bala M'bala, amigo do jogador. O ato é considerado uma ofensa aos judeus por remeter a uma saudação nazista. Na ocasião, o artilheiro foi punido com cinco jogos de suspensão e uma multa de 80 mil libras (R$ 296 mil).

O inglês The Guardian lembrou que o Camisa 39 também vai se juntar ao ex-Everton Jô no grupo dos campeões da Copa Libertadores da América. Ainda na Terra da Rainha, a página de esportes da BBC informou que será o 12º clube do francês em uma carreira de 18 anos, e que Anelka vai jogar em Belo Horizonte, onde a Inglaterra encara a Costa RIca pelo Grupo D na Copa do Mundo do Brasil. Com o título "Um galo para o Galo", em referência à nacionalidade do veterano francês e o mascote do time mineiro, o argentino Olé lembrou que o novo reforço segue uma tendência dos últimos anos no Brasil, que adaptou a contratação de estrelas do futebol europeu que estão nos seus "últimos passos" no futebol.

'Com 35 anos e uma carreira que incluiu clubes como Chelsea , Real Madrid, Juventus e Seleção Francesa , Anelka vai ser uma das peças importantes do Atlético Mineiro para a segunda metade da temporada . O Puma vem de graça e, desde março não joga, quando deixou o West Bromwich de maneira controversa , depois de uma polêmica relacionada com um gesto fascista', escreveu o veículo argentino, que também informou que o jogador vai estar disponível para as oitavas de final da Copa Libertadores. Logo no título, o Catalão Mundo Deportivo destacou que o francês assinou com o 'Atlético Mineiro de Ronaldinho'.

Tudo o que sabemos sobre:
atletico-mgfutebolanelka

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.