No jogo número 200 de Luis Fabiano, São Paulo goleia o Botafogo

Atacante foi um dos destaques na vitória tricolor por 4 a 0 no Morumbi, pelo Brasileirão

Demétrio Vecchiolli, O Estado de S. Paulo

30 de agosto de 2012 | 20h05

SÃO PAULO - O São Paulo de Ney Franco finalmente ganhou a sua cara e engrenou no Brasileirão. Vindo de uma vitória sobre o arquirrival Corinthians, o time tricolor conquistou o seu segundo triunfo seguido nesta quinta-feira, quando goleou o Botafogo por 4 a 0 no Morumbi, em jogo válido pela 21.ª rodada.

Com Lucas de volta da seleção, Luis Fabiano recuperado de lesão e Jadson readaptado ao futebol brasileiro, o São Paulo encontrou no trio o segredo da vitória. O centroavante abriu o placar com um golaço aos cinco minutos, o meia colaborou com uma assistência e a participação no segundo e no quarto gols, enquanto o garoto fez o terceiro.

Agora o São Paulo tem 34 pontos, ainda na quinta posição, mas a apenas um ponto do Vasco e de ingressar no G4. Na próxima rodada, a equipe visita o Bahia, domingo, sem Luis Fabiano, artilheiro do Brasileirão com 10 gols. Já o Botafogo, em oitavo, estacionado nos 28 pontos, recebe o Coritiba no domingo.

Antes de a bola rolar, Luis Fabiano foi homenageado pelo São Paulo, recebendo uma camisa com o número 200 às costas, exatamente o total de partidas que ele completou pelo clube nesta quinta. Foi aplaudido pela torcida e retribuiu logo. Aos 5 minutos, fez um golaço. Recebeu de Jadson, tocou por entre as pernas de Brinner, driblou Jefferson e tocou para o gol com tranquilidade.

O lance mostrava que ele e Jadson finalmente se entenderam. Numa outra jogada entre os dois, aos 9 minutos, o atacante foi derrubado perto da área. Rogério bateu a falta e mandou na barreira. Mas Lucas também não queria ficar como coadjuvante. Aos 23, ele driblou três e bateu para o gol. Jefferson fez grande defesa.

O Botafogo, apesar de ter o controle da bola em boa parte do tempo, equilibrando com o São Paulo neste quesito, não chegava com muito perigo à meta tricolor. O único lance mais incisivo foi numa jogada em que Rogério saiu do gol para fazer um corte na lateral, a bola sobrou para Elkeson, esse tocou para Lodeiro, mas o uruguaio foi desarmado.

O São Paulo, por sua vez, era muito perigoso. Aos 39, Jadson, mesmo bem marcado, tocou de calcanhar para Maicon, que chutou rasteiro e facilitou a defesa de Jefferson. O goleiro também salvou quando Lucas invadiu a área e bateu forte, aos 44.

Oswaldo de Oliveira mudou a cara do time no vestiário e o Botafogo voltou para o segundo tempo mais perigoso, ficando perto de empatar. Mas Ney Franco agiu rápido, trocando o volante Paulo Assunção pelo atacante Osvaldo. Com isso, o São Paulo voltou a ter a posse da bola e a vontade de fazer o segundo gol.

E ele saiu naturalmente, aos 13 minutos. Jadson foi lançado na esquerda da área e rolou para trás. Luis Fabiano bateu, Jefferson pegou, mas o rebote sobrou exatamente para Osvaldo, que aproveitou para fazer 2 a 0 apenas quatro minutos depois de entrar em campo.

O Botafogo ainda pensava o que fazer para se recompor quando Lucas pegou a bola no meio-campo, passou por Lennon e bateu da intermediária, no canto direito baixo de Jefferson, para fazer o terceiro e matar o jogo.

Depois disso, o São Paulo praticamente só se poupou. Wellington voltou ao time após seis meses sem jogar, para ganhar ritmo. Luis Fabiano teve que arranjar encrenca duas vezes para receber o amarelo, o terceiro dele, e cumprir a programação de não viajar à Bahia para o jogo de domingo. Pelo lado do Botafogo, a má notícia de que Seedorf deixou o campo sentindo lesão.

Aos 43, o time da casa ainda transformou a vitória em goleada. Jadson deu mais um passe perfeito, dessa vez para Osvaldo, que driblou Jefferson e, ao invés de bater para o gol, esperou Cícero chegar, rolando para o meia fazer o quarto.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Paulo Assunção (Osvaldo), Denilson, Maicon (Wellington) e Jadson; Lucas e Luis Fabiano (Cicero). Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO: Jefferson; Lennon (Gabriel), Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Seedorf (Jefferson), Cidinho (Willian) e Lodeiro; Elkeson. Técnico: Oswaldo de Oliveira

GOLS: Luis Fabiano, aos 5 minutos do primeiro tempo. Osvaldo, aos 13, Lucas, aos 15, e Cícero, aos 43 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves (RS)

Cartão amarelo: Luis Fabiano, Amaral.

Renda: R$ 321.238,00.

Público: 15.244 pagantes.

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

----------------------------------------------------------

LANCE A LANCE

SEGUNDO TEMPO

45min - Fim de jogo no Morumbi. São Paulo jogou bem melhor e venceu por 4 a 0.

43min. GOOOL DO SÃO PAULO. Virou goleada no Morumbi. Osvaldo fez toda a jogada pela esquerda, driblou Jefferson e só rolou para Cícero fazer o quarto gol tricolor.

36min - Rogério Ceni faz boa defesa em cobrança de falta de Elkeson.

31min - Luis Fabiano deixa o campo aplaudido pela torcida. Cícero entra em seu lugar. Antes, o Fabuloso havia levado cartão amarelo, seu terceiro, ficando assim fora da próxima partida do time. 

27min - Boa chance do Botafogo, mas Elkeson erra feio. Na cara de Rogério, chuta bem torto.

25min - Chute de Brinner assusta Rogério Ceni.

23min - Torcida tricolor começa a gritar 'olé' a cada passe do time.

20min - Botafogo ainda não conseguiu mostrar bom futebol e toma um baile do São Paulo no Morumbi.

15min - GOOOL DO SÃO PAULO. Agora é a vez de Lucas deixar sua marca, em um chute de longa distância.

13min - GOOOL DO SÃO PAULO. Jadson leva pela esquerda e toca para Luis Fabiano, que chuta em Jefferson. No rebote, Osvaldo faz o seu gol.

8min - Substituição no São Paulo. Paulo Assunção sai para a entrada de Osvaldo.

8min - São Paulo reclama de pênalti em Maicon.

7min - Boa jogada de Elkeson pela esquerda, que cruza em cima de Cidinho. Bola vai pra fora.

5min - Botafogo volta melhor do intervalo, buscando o empate.

1min - Elkeson tenta de cabeça e Rogério defende.

Começa a etapa final. Times voltam igual.

INTERVALO

Luis Fabiano comemora seu gol no Morumbi. "Mais um dia sendo feliz, podendo ajudar meu time com um gol. Todos estão de parabéns."

PRIMEIRO TEMPO

45min - Fim de primeiro tempo. Melhor em campo, São Paulo vai pro intervalo com a vitória por 1 a 0.

45min - Mais uma arrancada tricolor, mais um chute de Jefferson e outra boa defesa de Jefferson.

43min - No contra-ataque, Jadson chute em cima de Jefferson.

43min - Botafogo chega com perigo e Rogério Ceni se antecipa, não deixando a bola chegar em Renato.

40min - Rogério Ceni faz bobagem, mas Botafogo não aproveita.

39min - Jogada bem trabalhada do São Paulo, chute de Maicon e defesa de Jefferson.

37min - Cidinho pede outro pênalti, também ignorado pelo árbitro.

35min - Botafogo tenta suas arrancadas em busca do empate, mas falta acertar o pé na hora de chutar.

32min - Denilson cobra falta com perigo; bola sai pelo canto direito de Jefferson.

29min - Seedorf cobra falta na área tricolor e zaga afasta a bola.

25min - Cidinho cai na área e pede pênalti de Rhodolfo. Juiz mandou seguir.

23min - Lucas quase marca um belo gol. Arrancou pela esquerda, passou fácil pela zaga rival e só não fez o gol porque Jefferson estava ligado.

20min - Jadson arrisca de longe e Jefferson defende fácil.

19min - Botafogo ainda não assustou Rogério Ceni. São Paulo joga com tranquilidade. 

14min - Mais uma chance de gol para Luis Fabiano, mas desta vez ele chuta por cima.

10min - Ceni cobra a falta e acerta a barreira.

9min - Luis Fabiano recebe falta na entrada da área. Torcida pede Rogério Ceni para a cobrança.

8min - São Paulo está melhor em campo, mas Botafogo não se intimida e também tenta partir para o ataque. 

5min - GOOOL DO SÃO PAULO. Luis Fabiano marca um golaço. Recebe de Jadson, tira um zagueiro, dribla o goleiro e manda a bola pro fundo das redes.

4min - Jogo está embolado no meio de campo. Times ainda não conseguiram chegar ao ataque. 

Começa o jogo no Morumbi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.