Publicidade

O Brasil cura com gols a ressaca da prata na Olimpíada de Londres: 3 a 0 na Suécia

Com gols de Damião e dois de Alexandre Pato, a seleção volta a ganhar em amistoso internacional e dá um pouco de paz ao técnico Mano Menezes

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Brasil derrotou a Suécia por 3 a 0, nesta quarta-feira, em amistoso que marcou a despedida do histórico Estádio Rasunda, onde foi disputada a final da Copa de 1958. Apenas quatro dias depois da frustrante derrota para o México na Olimpíada de Londres, que adiou o sonho do inédito ouro brasileiro, a vitória em Estocolmo alivia um pouco a pressão sobre o técnico Mano Menezes no comando da seleção.

Palco da final da Copa de 1958, quando o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o primeiro de seus cinco títulos mundiais, o Rasunda será demolido. Construído em 1937, o estádio tem hoje capacidade para 36 mil pessoas. E estava cheio nesta quarta-feira, para ver o amistoso entre as duas seleções e reverenciar alguns dos astros que estiveram naquela decisão: Pelé, Pepe, Mazzola e Zito.

PUBLICIDADE

Antes do amistoso, o clima foi de festa. O time do Brasil entrou em campo com uma réplica da camisa azul utilizada na final de 58 - durante o jogo, porém, usou o uniforme atual. Do lado do sueco, ex-jogadores que fizeram história na seleção foram homenageados, como Larsson e Ravelli. Para completar, Pelé deu um simbólico pontapé inicial, sendo ovacionado no mesmo estádio onde se consagrou mundialmente.

Em relação ao time que perdeu a final olímpica, Mano teve quatro novidades nesta quarta-feira: Daniel Alves, David Luiz, Paulinho e Ramires, jogadores que, acima do limite de idade, não estavam nos Jogos de Londres. Em compensação, ficou sem o lateral Marcelo, que, suspenso, foi substituído por Alex Sandro. Do outro lado, a Suécia não pôde contar com seu principal nome, o atacante Ibrahimovic, contundido.

Com bola rolando, o Brasil tomou conta do jogo desde o início. A primeira boa chance veio aos 18 minutos, quando Oscar arriscou chute de fora da área e acertou a trave. No rebote, Neymar, sozinho dentro da área, marcou o gol, mas o árbitro apontou impedimento erradamente e anulou o lance. Aos 24, surgiu nova oportunidade brasileira em cobrança de falta de Daniel Alves, que assustou o goleiro sueco.

Neymar teve ótima chance aos 29 minutos, mas seu passe não alcançou Thiago Silva, que aparecia sozinho, já quase dentro do gol. Logo depois, porém, o Brasil abriu o placar. Dessa vez, Neymar acertou um cruzamento perfeito e encontrou Leandro Damião livre na área para cabecear e fazer 1 a 0 aos 31. Na sequência, a Suécia tentou atacar um pouco mais, mas sofreu com a ausência de Ibrahimovic.

No segundo tempo, a Suécia não teve força para ameaçar. Assim, o Brasil manteve o controle do jogo, desperdiçando algumas chances. Aos nove minutos, por exemplo, Paulinho aproveitou cobrança de falta e cabeceou com perigo, para fora. Aos 22 e aos 23, dois chutes de Leandro Damião assustaram o goleiro sueco. Mano, então, trocou Leandro Damião e Oscar por Alexandre Pato e Hulk, respectivamente.

Publicidade

Depois, Mano também tirou Neymar para a entrada de Lucas. Com as mudanças, o Brasil marcou dois gols quase na sequência, ambos com Alexandre Pato. Aos 38 minutos, Hulk arriscou o chute, a bola bateu no zagueiro e sobrou para Daniel Alves tocar para Pato fazer o gol. E aos 39, Pato arrancou sozinho pela área e sofreu pênalti. Ele mesmo bateu e definiu a vitória brasileira por 3 a 0.

A vitória desta quarta-feira em Estocolmo serviu para diminuir um pouco a pressão sobre Mano Menezes. Mas a tranquilidade dele pode acabar logo. Os próximos compromissos da seleção brasileira estão marcados já para o começo de setembro. No dia 7, o Brasil enfrenta a África do Sul no Morumbi, em São Paulo. E na sequência, tem o amistoso contra a

China, no dia 10, no Estádio do Arruda, no Recife.

BRASIL -

Gabriel; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dedé) e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho (Sandro), Ramires e Oscar (Hulk); Neymar (Lucas) e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes.

SUÉCIA -

Isaksson; Larsson, Granqvist, Olsson e Safari; Wernbloom, Holmen, Elm (Svensson) e Toivonen; Wilhelmsson (Kacaniklic) e Berg (Hysen). Técnico: Erik Hamren.

Publicidade

GOLS -

Leandro Damião, aos 31 minutos do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 38 e aos 39 (pênalti) minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO -

Viktor Kassai (Hungria/Fifa).

CARTÕES AMARELOS -

Larsson, Wernbloom e Thiago Silva.

LOCAL -

Publicidade

Estádio Rasunda, em Estocolmo (Suécia).

MINUTO A MINUTO

SEGUNDO TEMPO47min - Acabou. O Brasil ganha por 3 a 0 na última partida internacional no Estádio Rasunda, palco da final da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil ganhou seu primeiro título mundial.44min - Gabriel evita gol da Suécia.43min - Mano tira Paulinho e coloca Sandro. Uma alteração sem qualquer finalidade.40min - GOOOLLL DO BRASIL, de Pato: 3 a 0. O atacante cobra pênalti que ele mesmo sofreu e faz o terceiro. Os suecos reclaram com razão que a falta foi fora da área.38min - GOOLLLL DO BRASIL, de Pato: 2 a 0. Ele toca de cabeça após confusão na área.37min - Neymar sai para a entada de Lucas

.

35min -

Na cabeça de Mano, ele tem 10 meses para montar, de fato, a seleção para a Copa das Confederações, no Brasil. Esse time deverá ser o mesmo do Mundial de 2014. Ocorre que Mano não está garantido no cargo.33min - Neymar toma mais uma pancada.31min - A Suécia, com Toivonen, perde gol. O atacante bate torto, para fora. Dedê caiu sentado na jogada.30min - Hulk entra no lugar de Oscar. Pato, na vaga de Leandro Damião. E Dedê, em David Luiz.28min - A Suécia fez duas alterações até agora. O Brasil, nenhuma. Mano chama agora Hulk e Pato.26min - O Brasil está mais perto do segundo que a Suécia do empate. Neymar bate falta e passa perto. 23min - No contra-ataque, três contra três, Damião chuta por cima, de novo. Boa opção era passar para Neymar, que pediu a bola e reclamou do companheiro.22min - Damião chuta e assusta o goleiro da Suécia. A bola vai para fora.18min - Os jogadores da final da Copa de 1958, presentes no Estádio Rasunda, estão vendo um jogo chato, sem grandes lances e com as duas equipes limitadas tecnicamente, bem longe do que mostraram 54 anos atrás.16min - A Suécia abusa das faltas na proximidade da área.14min - Oscar chuta e a bola vai para fora. O camisa 10 do Brasil está sumido do jogo.11min - O Brasil tem falta perigosa, mas manda para fora, com Daniel Alves. Ele reclama que a barreira ficou para fora.9min - Em falta, Paulinho cabeceia para fora. Bom momento.8min - O Brasil ganha, mas continua sem padrão de jogo, tentando na ginga e habilidade de seus jogadores. Neymar é o mais acionado nesse sentido. Também é o que mais apanha.6min - Neymar toca entre os marcadores. Tenta surpreender. A bola vai para fora.3min - As equipes não mudaram. O Brasil tem mais campo porque a Suécia corre atrás do empate.1min - Começou...  O Brasil obriga o goleiro da Suécia a fazer a pirmeira boa defesa.

INTERVALOFRASENEYMAR: "Esperei o Damião bater na bola, mas o juiz deu impedimento. O nosso primeiro tempo foi maravilhoso. A camisa azul, aquela do paSsado, estava um pouco pesada. Mas é emocionante viver isso, ver esses craques todos de 58."

PRIMEIRO TEMPO45min - Acabou. O Brasil joga para o gasto, é melhor que a Suécia e, por isso, ganha de 1 a 0.43min - No escanteio, novo arremate e abola vai para fora. O Brasil segura esse 1 a 0 no primeiro tempo

Publicidade

.42min - Gabriel salva gol da Suécia. Berg toca e o goleiro faz a defesa.40min - A Suécia ataca com dois jogadores na maioria das vezes. O Brasil, com um na sobra, não tem dificuldades na mafcação. Rômulo e Paulinho também avançam pouco.37min - Neymar corre bastante. O Santos montou esquema para trazer o atacante para o Brasil a fim de ele jogar nesta quinta contra o Figueirense.36min - Damião fica minutos fora para atendimento após pancada no tornozelo direito

.34min - O gol empurra a Suécia para o ataque.31min - GOOLLLL DO BRASIL, de Leandro Damião: 1 a 0. Neymar cruza da esquerda e o atacante do Inter mete a cabeça para abrir o marcador. Damião fez 6 gols com a seleção na Olimpíada de Londres.29min - Neymar recebe outra na direita e cruza rasteiro. A bola atravessa a área da Suécia.28min - Neymar faz boa jogada pela direita, dribla dois com ginga de corpo e cruza. A defesa corta.

26min - O Brasil joga com alguma vontade. Esperava-se um time sem disposição após a prata em Londres. Mas a seleção corre bem.24min - Daniel Alves bate falta e a bola passa bem perto.23min - O Brasil começa a fazer boas jogadas na estrada da área da Suécia. Toca bem. Falta chutar.21min - Paulinho, que é a nova aposta de Mano, controla o meio sem muita dificuldade. Precisa avançar um pouco mais. Oscar ainda está sumido. Ramires, preso na direita, sem muita movimentação.18min - Os goleiros ainda não tiveram trabalho. O jogo é amarrado no meio de campo. Neymar marcou após pegar rebote da trave em chute de Damião, mas o juiz deu impedimento. Na hora do chute de Damião, Neymar não estava impedido. O bandeira errou.15min - O Brasil tenta a velocidade quando os suécos saem da defesa.14min - David Luiz tenta cabeçada para fora.12min - O jogo é corrido, com muitas faltas. Depois desse amistoso, a seleção volta a atuar em setembro, em São Paulo, dia 7 de setembro, contra a África do Sul, no Morumbi.10min - Neymar não tem espaço para seus dribles. A Suécia chega firme. O atacante do Santos já tomou duas pancadas.8min - A seleção toca a bola, sem muita pressa. A Suécia não tem o atacante Ibrahimovic, machucado. Os suecos correm atrás da bola. Não passam do meio de campo.5min - O Brasil não tem espaço para jiogar nesse começo de jogo. Os suecos marcam em cima. O Brasil tenta mais pela direita, com Daniel Alves e Ramires.2min - Mano preferiu dar chance a alguns veteranos, como Daniel Alves, Paulinho e Ramires.1min - Começou... O Brasil faz o jogo da 'ressaca' após a prata na Olimpíada de Londres. A partida também é festiva porque comemora a última partida do Estádio Rasunda, para jogos internacionais, onde o Brasil, de Pelé, com 17 anos, ganhou sua primeira Copa do Mundo.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.