Reprodução / Twitter
Reprodução / Twitter

Observatório da Discriminação Racial no Futebol vai lançar camisa para 'torcedor antirracista'

Data de lançamento do item ainda não foi revelada, mas desde o fim de março fotos da nova peça circulam pelas redes sociais

Redação, O Estado de S.Paulo

20 de abril de 2021 | 14h45

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol está prestes a lançar sua nova versão de camisa para 2021. Após um ano marcado pela luta contra o racismo nas mais diversas modalidades esportivas, no Brasil e no mundo, o tema do modelo será justamente o antirracismo.

O Observatório tem feito suspense, mas já deu detalhes da "camisa do torcedor antirracista" em suas redes sociais. O modelo é predominantemente branco, com detalhes nas mangas e na gola que remetem ao continente africano, cujo maior símbolo é Nelson Mandela, da África do Sul, que ainda  estava vivo quando seu país recebeu a Copa do Mundo de 2010.

A peça é bastante similar à camisa utilizada pela seleção de Gana no Mundial de 2014. A data de lançamento do item ainda não foi revelada, mas desde o fim de março o Observatório posta imagens nas redes sociais de detalhes do modelo que está sendo confeccionado.

A venda das camisetas é uma maneira de angariar recursos para a entidade. É possível adquiri-las através da página oficial do projeto na internet. Desde 2014, o Observatório lança relatórios anuais sobre a discriminação racial no futebol brasileiro. Graças às informações obtidas neste trabalho, foi possível constatar que entre 2014 e 2019, os casos de racismo no futebol aumentaram 235%.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.