Oeste antecipa vaga e Tupi é o 1º rebaixado na Série C

Cinco jogos abriram neste sábado a 17.ª rodada, a penúltima da fase inicial, e o Campeonato Brasileiro da Série C - a terceira divisão nacional - conheceu o seu primeiro rebaixado de 2012: é o Tupi-MG, que perdeu para o Oeste por 1 a 0, em Juiz de Fora (MG). O time paulista, com os três pontos, carimbou vaga nas quartas de final. Outros cinco jogos fecham a penúltima rodada neste domingo.

AE, Agência Estado

20 Outubro 2012 | 19h52

Com apenas uma rodada para o término da primeira fase, o Tupi só poderá chegar aos 17 pontos e não ultrapassará o Brasiliense-DF, oitavo colocado com 20 pontos, no Grupo B. Assim, o time mineiro encerra a participação na Série C na lanterna, com 14 pontos. O Tupi tinha subido no ano passado como campeão da Série D, para onde volta em 2013.

Do outro lado, o Oeste agora é vice-líder, com 28 pontos, e se classificou graças ao confronto direto entre Caxias-RS e Duque de Caxias-RJ na última rodada. O Macaé-RJ, líder com 29 pontos, já estava classificado. Restam, portanto, duas vagas no Grupo B.

Outro que venceu e só depende das próprias forças para avançar é o Duque de Caxias. O time fluminense bateu o Santo André-SP por 1 a 0, no estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. O Duque de Caxias chegou aos 26 pontos e permaneceu na terceira posição. Os paulistas, com 18, torcem por tropeço do Brasiliense, neste domingo, para não amargar o rebaixamento. A distância entre a dupla é de dois pontos: 20 a 18.

O Madureira-RJ respirou contra o rebaixamento ao vencer a Chapecoense-SC por 2 a 1, no estádio Aniceto Moscoso, no Rio de Janeiro. Com o resultado, o time carioca chegou aos 22 pontos e assumiu a sexta posição - a quatro do Santo André. Já a Chapecoense, com o revés, permanece com 26, mas na quarta colocação.

Após cinco rodadas sem vitória, o Vila Nova-GO marcou no final da partida e venceu o Macaé por 1 a 0, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. A equipe goiana dominou o jogo inteiro e foi recompensada com o gol de Rafael Vaz, de pênalti. O resultado deixou o time na sexta posição, com 23 pontos.

SANTA CRUZ VENCE - Em jogo isolado pelo Grupo A, o Santa Cruz-PE sofreu, mas com um gol de Dênis Marques, de pênalti, aos 48 minutos do segundo tempo, venceu o Luverdense-MT por 2 a 1, no estádio do Arruda, no Recife. Com a vitória, o time pernambucano assumiu a terceira posição, agora com 22 pontos. O matogrossense, já nas quartas de final, segue em segundo com 34, um a menos do também classificado Fortaleza-CE.

Mais conteúdo sobre:
futebolBrasileirãoSérie C

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.