José Patrício/Estadão
José Patrício/Estadão

Organização dos atletas apoia adoção da 4ª substituição no futebol

De acordo com a FIFPro, 84% dos jogadores são favoráveis

Estadão Conteúdo

28 de abril de 2015 | 12h58

A organização que representa a nível mundial os jogadores de futebol profissional garantiu nesta quarta-feira que os seus membros apoiam fortemente a proposta de se adotar uma quarta substituição nos jogos que forem para a prorrogação.

A International Football Association Board, órgão que regulamenta as regras, pediu mais análises sobre os efeitos da medida ao rejeitá-la recentemente, no seu último encontro. Nesta quarta, então, a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol, a FIFPro, indicou que os atletas apoiam essa proposta.

De acordo com a FIFPro, 84% dos atletas são favoráveis a uma quarta substituição, seja na prorrogação ou mesmo durante os 90 minutos regulamentares de um jogo. "A pesquisa vai desafiar visões tradicionais, mas os jogadores têm um dos papéis mais importantes nesse debate", disse o secretário-geral da organização, Theo van Seggelen.

Segundo o FIFPro, dos 224 membros questionados sobre a possibilidade, 119 concordaram com a quarta substituição na prorrogação e outros 86 se disseram favoráveis ao uso no tempo regulamentar. A pesquisa foi compartilhada a um painel consultivo da International Board formado por ex-jogadores.

A Fifa colocou recentemente em debate a possibilidade, após a Copa do Mundo de 2014 ter várias partidas decidida na prorrogação, sob a alegação de que os jogos caíram em qualidade depois dos 90 minutos e que a saúde dos jogadores passavam a ficar ameaçadas, quando muitos eram forçados a ficar em campo mesmo se arrastando.

Uma proposta de introduzir uma quarta substituição foi apresentada pela Conmebol e pelos Estados Unidos. Mas a International Board, formada pela Fifa e pelas quatro federações britânicas, vetaram a ideia no encontro deste ano. A proposta, porém, pode voltar a ser avaliada em 2016 e, como indicou a FIFPro, parece ter o apoio dos jogadores.

Tudo o que sabemos sobre:
futebolFIFPro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.