Oscar marca duas vezes para o Chelsea, que cede empate para a Juventus: 2 a 2

Atual vencedor da Copa dos Campeões, e adversário do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa, derrapa em sua estreia dentro de casa diante de rival italiano

O Estado de S. Paulo

19 de setembro de 2012 | 17h54

LONDRES - Em sua primeira partida como titular do Chelsea, o meia Oscar foi o principal nome do empate por 2 a 2 diante da Juventus, nesta quarta-feira, em Londres, pela estreia das equipes no Grupo E da Copa dos Campeões da Europa. Ele marcou os dois gols do time inglês, que abriu 2 a 0 no placar mas acabou permitindo o empate.

Foi a primeira partida da Juventus na Copa dos Campeões desde a temporada 2009/2010, e logo diante dos atuais campeões da competição, que venceram o Bayern de Munique na decisão da última edição.

O Chelsea ficava mais com a bola no começo da partida, mas nos contra-ataques a Juventus criava as principais chances. Como tinha dificuldade em chegar à área adversária, a equipe inglesa começou a arriscar de longe e assim abriu o placar, aos 31 minutos. O meia brasileiro Oscar bateu da intermediária, a bola desviou e enganou Buffon.

Não deu nem tempo para respirar e aos 33 minutos o mesmo Oscar marcou mais um, desta vez um golaço. Ele recebeu de Ashley Cole, dominou já tirando da marcação e bateu novamente de fora da área. A bola saiu com curva e entrou no ângulo esquerdo da Juventus.

Os dois gols não abalaram a Juventus, que foi para cima e passou a dominar o confronto, até que aos 38 minutos diminuiu. Vidal recebeu de Marchisio pelo meio, tirou a marcação e bateu rasteiro no canto esquerdo de Cech para marcar o primeiro e fazer o time italiano ir para o vestiário perdendo por 2 a 1.

No segundo tempo o ritmo diminuiu e o cenário se inverteu. A Juventus ficava com a bola no campo de ataque e desta vez era o Chelsea que tentava explorar os contra-ataques. Em um deles, Juan Mata, que havia acabado de entrar no lugar de Oscar, recebeu de frente para o gol, mas chutou para fora a melhor chance da etapa final até então.

Não demorou muito para que o time inglês fosse castigado. Apenas um minuto depois, a defesa tentou fazer linha de impedimento, mas errou e deixou Quagliarella receber passe de Marchisio livre, de frente para Cech. O italiano só teve o trabalho de tocar entre as pernas do goleiro e empatar. O próprio Quagliarella quase virou o placar, mas acertou o travessão aos 41 minutos.

Na outra partida do Grupo E, o Shakhtar Donetsk contou com dois gols de Mkhitaryan para vencer o Nordsjaelland, da Dinamarca, por 2 a 0, em casa. Desta forma, os ucranianos assumiram a liderança isolada da chave, com três pontos, enquanto Chelsea e Juventus têm um cada.

Atualizado às 17:59

MINUTO A MINUTO 

SEGUNDO TEMPO

48min - Acabou.

45min - O Chelsea tenta pressionar nesse finalzinho. No jogo de quarta do Real Madrid, Cristiano Ronaldo marcou aos 44  minutos. Mas o time inglês não tem mais forças.

41min - Quagliarella toca por cima e acerta o bico da trave.

40min - O Chelsea parece não ter mais forças para reagir. O time mudou sua forma de atuar, achando que poderia segurar o resultado. Pagou caro diante da Juventus. Mas ainda tem a bola nos pés.

38min - Esse era o resultado que a Juventus se propôs a conseguir na Inglaterra. Jogou para segurar o Chelsea em seu campo e tentou marcar poucas vezes. Mas sempre mandou o recado aos ingleses de que estava no páreo.

34min - GOOOLLLLL DA JUVENTUS, de Quagliarella: 2 a 2. Ele recebe dentro da área, foi para cima e chutou para empatar. 

33min - Juan Mata, que entrou no lugar de Oscar. recebe na área e bate bem, para fora. Bom momento.

32min - O Chelsea tem postura mais cautelosa nesse fim de jogo. Toca a bola sem errar passes. Não tenta as jogadas agudas se não tiver boas condições.

29min - Oscar sai aplaudido. O brasileiro deixa o campo mancando. Ele fez os dois gols do Chelsea. E agradece o carinho da torcida inglesa.

27min - O Chelsea não teve grandes chances nesse segundo tempo. Buffon fez algumas boas defesas, mas o time inglês tem muita dificuldade para entrar na área da Juve.

25min - O jogo dá uma esfriada. O Chelsea deve segurar um pouco mais o jogo para garantir a vitória em sua estreia na Copa dos Campeões.

17min - Cole tira de cabeça bola levantada com perigo na área do Chelsea. A Juventus respira e contra-ataca o time inglês.

15min - Giovinco acabou cobrando a falta para fora.

14min - Ramires recebe amarelo por entrada dura no rival. SE o juiz não dá a falta era contra-ataque do Chelsea. A falta é perigosa. Pirlo está na bola...

12min - O meio de campo do Chelsea está um pouco afobado e por isso erra muitos passes na saída de bola. Sai com velocidade, mas entrega a bola para o rival.

9min -  O jogo é corrido, com o Chelsea chegando também nas bolas paradas. Torres participa mais do jogo nesse segundo tempo. A Juve, nesse momento, não consegue passar do meio de campo.

5min - Buffon faz excelente defesa em chute de fora da área de Ivanovic.

3min - Ramires joga dentro da área da Juventus. O volante tenta de cabeça, mas não acerta a bola. O Chelsea volta a pressionar. Como a disputa está na fase de grupos, o que valem mesmo são os três pontos. A chave também tem Donetsk e Nordsjadlland.

 

1min - Começou. O Chelsea ganha por 2 a 1 com dois gols do brasileiro Oscar, em sua quinta partida pelo time inglês, a primeira como titular.

PRIMEIRO TEMPO

45min - A Juventus segura a bola no campo do Chelsea. Deixa o tempo passar.  Pirlo tem chance em bola parada... A cobrança passa perto, mas vai fora. E o juiz acaba o primeiro tempo.

43min - Torres passa de calcanhar na área para o chute de Ramires. O goleiro defende.

41min - O Chelsea sente o gol do time italiano. O recado é bem claro: estamos no jogo.

37min - GOOOOLLLL DA JUVENTUS, de Arturo Vidal: 2 a 1. O chileno chuta de esquerda, rasteiro, da entrada da área. O gol põe novamente o time italiano na briga.

35min - Dois chutes de fora da área colocam o Chelsea, atual campeão da Copa dos Campeões, na frente diante da Juventus. Oscar tem essa característica de bater de fora da área.

32min - GOOOLLLL DO CHELSEA, de Oscar: 2 a 0. Em dois minutos, o meia brasileiro liquida com a Juventus. Ele recebe na entrada da área, gira no marcador e bate por cobertura.

30min - GOOLLLLL DO CHELSEA, de Oscar: 1 a 0. O brasileiro chuta de longe, a bola desvia na defesa e mata o goleiro Buffon.

29min - Vucinic tem chance na cara do goleiro Cech e manda para fora. Mais uma vez a defesa do Chelsea fica na linha de impedimento.

28min - A Juventus, que tem três vitórias em três jogos na Itália, joga sem pressa. Se colocasse mais velocidade, poderia chegar com mais perigo ao gol do Chelsea.

26min - Oscar tenta meter bola, mas ela para nas pernas do marcador. Embora tenha sido a Juventus a chegar com mais perigo uma única vez, o Chelsea volta a botar pressão.

23min - Bate-rebate na área da Juventus. A bola ficou nos pés de Ramires, que tocou e errou. A defesa aliviou.  

21min - Oscar começou bem, mas pega pouco na bola agora. O jogo do Chelsae se concentra muito neste momento pela esquerda. A Juventus chega pouco ao gol, mas é forte na marcação. Marchisio teve boa chance, mas parou na defesa do goleiro do Chelsea. Aproveitou a linha de impedimento do rival e saiu na cara do gol.

18min - Torres tenta cabecear, mas é atrapalhado pelo marcador da Juventus. O Chelsae explora as bolas na área. O goleiro Buffon está atento.

16min - O Chelsea faz uma linha de impedimento, comandada por David Luiz, perigosa. A Juventus já consegue equilibrar a disputa, mas também chega com cautela. Está na cara que sua preocupação é sair da Inglaterra sem sofrer gols.

11min - A Juve adianta sua marcação e tenta forçar os jogadores de defesa do Chelsea a cometer algum erro na saída de bola. A pressão do time inglês é forte, mas sempre fora da área. Não teve nenhuma chance de gol. Ramires joga com velocidade quando rouba a bola.

8min - Lampard comanda as jogadas do time inglês. Todas as bolas passam pelos seus pés. O Chelsea é melhor até a proximidade da área da Juventus.

5min - O Chelsea tem o meio de campo sob seu controle. A Juventus segura mais as jogadas, com traquilidade, para deixar passar o tempo e a pressão dos donos da casa.

2min - Oscar está mais pela direita, e chega pela primeira vez ao gol do time italiano. Ganha escanteio. 

1min - Começou. Oscar está entre os titulares do Chelsea, adversário do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.