Palmeiras e Inter têm duelos difíceis na luta pela ponta

A liderança do Campeonato Brasileiro é do Atlético Mineiro, que só joga na quinta-feira contra o Fluminense, mas dois dos concorrentes ao título - Palmeiras e Internacional - entram em campo nesta quarta dispostos a tomar provisoriamente o lugar da equipe mineira e, então, torcer pelos cariocas para terminar a 13.ª rodada na ponta.

AE, Agencia Estado

22 de julho de 2009 | 07h13

Com a mesma pontuação do Atlético (25), mas menor saldo de gols, o Palmeiras encara o embalado Goiás, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. O time paulista, com uma campanha quase perfeita nas mãos do ainda "interino" Jorginho (quatro vitórias e um empate), busca a vitória contra um rival que vem de uma goleada sobre o Fluminense, em pleno Maracanã, e que tem um dos artilheiros do campeonato - Felipe, com oito gols.

Dois pontos atrás está o Internacional. Contra o instável São Paulo, no Beira-Rio, o time gaúcho quer a reabilitação da derrota no clássico contra o Grêmio. O clube paulista, cheio de altos e baixos após a chegada do técnico Ricardo Gomes, busca a vitória para confirmar uma reação e provar que o triunfo contra o Santos não foi por acaso.

Na busca por um lugar no G-4, o grupo dos que hoje estariam classificados à Libertadores, o Barueri (21 pontos), com uma campanha inimaginável antes do campeonato, quer surpreender mais um tradicional clube brasileiro. Contra o Flamengo, no Maracanã, o time paulista quer fazer o mesmo que já fez no Cruzeiro e no Atlético Mineiro.

Um pouco mais atrás do Barueri está o Grêmio, que enfrenta o Avaí, em Florianópolis, e pretende desencantar fora de casa para mostrar que tem condições de conquistar o título. Depois de bater o rival Internacional e confirmar sua força no Olímpico, o time busca a primeira vitória como visitante. Só que a equipe catarinense está empolgada com a fuga da zona do rebaixamento com dois triunfos longe de seus domínios.

BRIGA LÁ EMBAIXO - Os outros três jogos desta quarta envolvem clubes em posição incômoda na tabela de classificação. O duelo dos mais "desesperados" acontece em um estádio que mostra bem o sentimento do momento - nos Aflitos, no Recife, o lanterna Náutico encara o Botafogo.

Outra equipe dentro da zona da degola é o Cruzeiro, que enfrenta o Santo André, no ABC paulista, e precisa superar de vez o trauma da perda do título da Copa Libertadores da América para o Estudiantes, em Belo Horizonte, na semana passada.

Fora da área de risco, mas muito próximos dela, Santos e Atlético Paranaense duelam na Vila Belmiro. O clube paulista deposita todas as suas fichas no técnico Vanderlei Luxemburgo, que faz sua reestreia no clube (pela quinta vez), para sair da crise e conquistar os três pontos.

Confira os jogos desta quarta-feira pela 13.ª rodada do Brasileirão:

19h30

Avaí x Grêmio - Ressacada

Santo André x Cruzeiro - Bruno José Daniel

Flamengo x Barueri - Maracanã

21 horas

Santos x Atlético-PR - Vila Belmiro

21h50

Goiás x Palmeiras - Serra Dourada

Internacional x São Paulo - Beira-Rio

Náutico x Botafogo - Aflitos

Tudo o que sabemos sobre:
futebolCampeonato Brasileirorodada

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.