Laís Torres/CBF
Laís Torres/CBF

Palmeiras ganha torcida especial do Fluminense por título da Copa do Brasil

Equipe das Laranjeiras depende de resultado positivo de time paulista para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores

Redação, O Estado de S.Paulo

27 de fevereiro de 2021 | 15h53

Palmeiras e Grêmio decidem nos próximos dois domingos o título da Copa do Brasil da temporada 2020. O jogo de ida acontece em Porto Alegre, às 21h. A volta será realizada no Allianz Parque, às 18h. Palmeirenses e gremistas estarão acompanhados de outras torcidas que ficarão de olho no destino do título.

Assim como o Palmeiras, Grêmio e Fluminense têm vaga garantida na Libertadores 2021. Contudo, ainda não está definida a fase em que as equipes tricolores iniciarão suas trajetórias no principal torneio continental. 

Caso o Grêmio seja campeão da Copa do Brasil, os porto-alegrenses ficam com a vaga na fase de grupos, empurrando o Fluminense para a fase prévia da Libertadores. Mas, se o Palmeiras ficar com o título, o cenário se inverte: será a equipe carioca a dona da posição na fase de grupos, e os gremistas terão de passar pelos duelos mata-mata antes de chegar aos grupos do torneio. Por isso, a preferência do time de Roger Machado pelo triunfo alviverde.

Sabendo da dificuldade de encarar um mata-mata logo no início de uma temporada, tendo pouco tempo de descanso desde o fim do Brasileirão, os jogadores do Fluminense elogiam o desempenho da equipe, mas não escondem a prefrência pela vaga na fase de grupos. 

"Parabéns para todo mundo. Está todo mundo aqui com certeza no íntimo, inclusive nossos familiares, com muito orgulho da gente. Vamos comemorar esse G-5 e agora torcer para o Palmeiras", disse o atacante Fred, em vídeo divulgado nas redes sociais do Fluminense sobre os bastidores da última rodada do Campeonato Brasileiro, em que a equipe das Laranjeiras superou o Fortaleza, por 2 a 0.

A equipe brasileira que ficar com a vaga na fase prévia terá de enfrentar a equipe peruana do Ayacucho, que atuará no estádio do Real Garcilaso, em Cusco, que fica a 3.400 metros de altitude. O primeiro jogo será em território brasileiro, e a volta, no Peru. Caso se classifique sobre a equipe peruana, Fluminense ou Grêmio precisarão ainda superar Unión Española, do Chile, ou Independiente del Valle, do Equador.

A outra equipe brasileira que precisará passar pela pré-Libertadores é o Santos. A equipe da Vila Belmiro enfrenta na primeira fase o Deportivo Lara, da Venezuela. Caso avance, o próximo adversário sai do duelo entre Universidad de Chile e San Lorenzo, da Argentina.

Quem também pode se beneficiar em caso de título do Palmeiras na Copa do Brasil é o São Paulo. A equipe do Morumbi já está garantida na fase de grupos da Libertadores. Porém, caso o Grêmio precise disputar a fase prévia, o São Paulo poderá herdar a posição de cabeça de chave do torneio. Isso pode representar fugir de equipes mais fortes logo no início da competição, como River Plate e Boca Juniors.

O São Paulo também terá de aguardar a distribuição das últimas vagas para o Uruguai. Se Nacional e Peñarol se classificarem, independentemente do resultado da Copa do Brasil, a equipe tricolor ficará no Pote 2 do torneio, junto ao campeão da Copa Sul-Americana, Defensa y Justicia, e os brasileiros Internacional e Atlético-MG.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.