Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

Palmeiras pega o Noroeste para ficar perto de vaga na semi

Equipe estará praticamente classificada se superar o adversário às 20h30 desta terça-feira no Palestra Itália

Daniel Akstein Batista - O Estado de S.Paulo,

16 de março de 2009 | 22h43

SÃO PAULO - O Palmeiras caminha firme para garantir uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista. Nesta terça-feira, às 20h30, no Palestra Itália, enfrentará o Noroeste em jogo válido pela 5.ª rodada, adiado por causa de compromisso na Copa Libertadores. A partida terá cobertura online do estadao.com.br e transmissão ao vivo da rádio Eldorado/ESPN, também no FM 107,3.

Veja também:

linkLuxemburgo se livra de suspensão por ter ofendido árbitro

linkArmero é convocado pela Colômbia e desfalca Palmeiras

forum Vote: Lenny deve mesmo ser titular do Palmeiras?

tabela Campeonato Paulista - Tabela e resultados

especial Dê seu palpite no Bolão Vip do Limão

Se vencer, o time alviverde abrirá seis pontos sobre o vice-líder Corinthians e nove em relação ao Santos, o quarto colocado, a cinco rodadas do término da fase classificatória. Estará, portanto, praticamente assegurado.

"Com 36 pontos já dá para apostar que o Palmeiras ficará com a vaga", afirmou o matemático Tristão Garcia. "Se (o time) não der azar, nem vai precisar mais pontuar na competição", acreditou. Nos últimos dois anos, o quarto classificado às semifinais somou 35 pontos.

O triunfo por 3 a 0 sobre o Barueri, no último sábado, renovou o ânimo do time, abalado após o tropeço para o Colo Colo, na Libertadores, e os empates com Corinthians e Ituano, pelo Estadual. O Palmeiras ampliou a vantagem sobre o principal rival e se aproximou mais da etapa seguinte da competição.

Um dos problemas da equipe é o desgaste físico. Na semana passada, Vanderlei Luxemburgo já havia dado descanso a alguns jogadores em Itu. No sábado, os principais atletas estiveram em campo desde o começo. O elenco ganhou folga no domingo e nesta segunda realizou um leve trabalho na Academia de Futebol.

Palmeiras
Bruno; Fabinho Capixaba, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Sandro Silva, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Noroeste
Fernando Vizzotto; Matheus, Anderson Marques e Márcio Alemão; Gilsinho, Max Carrasco, Júlio, Bilu e George; Bruno César e Marinho
Técnico: Fahel Júnior
Árbitro: Milton Etsuo Ballerini

Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP)

Horário: 20h30

Rádio: Eldorado/ESPN - AM 700 FM 107,3

TV: Pay-per-view

A tendência é a de que os titulares não sejam poupados. Luxemburgo quer conquistar logo a vaga na próxima fase para, assim, concentrar forças na Libertadores, pela qual o time só voltará a campo no próximo dia 8 contra o Sport, no Recife.

"É muito provável que o Palmeiras se classifique amanhã (terça). Por isso, ele (Luxemburgo) deve dar grande importância para o jogo", imaginou Tristão Garcia. "Se vencer o Noroeste, o Palmeiras ficará com 88% de chance de terminar a fase de classificação em primeiro".

O matemático faz também as contas do time na Taça Libertadores. "A chance hoje de ir para as oitavas-de-final é de 14%. Se perder para o Sport, ficará com 5% e, se vencer, com 34%".

Diego Souza, que não é nenhum gênio em matemática nem anda com a calculadora na mão, segue o discurso de Garcia. "Temos mais seis jogos pela frente antes de enfrentar o Sport. Se vencermos três, chegaremos bem próximo de alcançar nosso objetivo (terminar na liderança)", disse. "Aí poderemos relaxar e pensar só no Sport".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.