Palmeiras perde outra no Brasileirão, desta vez para o Vasco: 3 a 1

A situação do time do técnico Felipão vai ficando cada vez pior: agora são 7 pontos do primeiro rival fora da zona de rebaixamento, o Flamengo

FELIPE ROSA MENDES , Agência Estado

12 de setembro de 2012 | 21h13

RIO - Sob o comando do interino Gaúcho, após a demissão de Cristóvão Borges, o Vasco voltou a vencer no Brasileirão, nesta quarta-feira, ao superar o combalido Palmeiras por 3 a 1, em São Januário. O resultado reabilitou o time carioca e afundou ainda mais rival paulista, em crise no campeonato.

O Palmeiras, por sua vez, se complicou ainda mais na tabela. Pressionado pela vitória do Figueirense mais cedo, o time de Luiz Felipe Scolari entrou em campo já na penúltima posição, precisando de um triunfo para ficar em 17º, perto de deixar a zona de rebaixamento.

Mas não foi o que aconteceu. A equipe paulista estacionou nos 20 pontos, três a mais que o lanterna Atlético-GO. E sete abaixo do Flamengo, o primeiro time fora da zona da degola. A pressão sobre o Palmeiras era grande também por conta de sua sequência no Brasileirão. Depois do duelo com o Vasco, o time de Felipão fará o clássico com o Corinthians, domingo, no Pacaembu. O time de São Januário vai enfrentar o Cruzeiro, no mesmo dia, em Varginha.

O JOGO

Vivendo situação semelhante neste Brasileirão, com uma sequência negativa e pressionados pela torcida, Vasco e Palmeiras também foram iguais em campo no primeiro tempo. Cada time protagonizou um momento de crescimento e baixa durante a etapa, com um gol para cada lado.

Depois de um início lento, a partida ganhou movimentação quando o visitante abriu o placar aos 23 minutos. Luan, que vestia camisa comemorativa de 100 jogos pelo Palmeiras, aproveitou rebote de Fernando Prass, após cruzamento de Tiago Real e cabeçada perigosa de Artur, e deixou o time paulista em vantagem.

Despertado pelo gol rival, o Vasco foi para cima e buscou o empate seis minutos depois. Wendel levantou na área, Alecsandro escorou de cabeça e Tenório completou para as redes. O empate deixou a partida mais cadenciada, concentrada no meio-campo, e sem maiores chances de gol.

O Palmeiras até tentou retomar a dianteira no placar, aos 34, mas desperdiçou duas boas chances. Valdivia finalizou de fora da área e contou com um desvio da zaga para dar trabalho a Fernando Prass. No rebote, Luan pegou mal na bola e mandou longe do gol.

O segundo tempo foi logo dominado pelo Vasco ao virar o placar aos 6 minutos. Após cobrança de falta de Juninho na área, Nilton desviou de cabeça e marcou o segundo dos anfitriões. Abalado, o Palmeiras esboçou reação, ao tentar impor pressão na defesa vascaína. Mas pouco produzia, com Valdivia, pouco inspirado, e Barcos, cansado após deixar a seleção argentina na noite de terça-feira.

O Vasco, então, passou a jogar no contra-ataque. E, aos 26, sacramentou a vitória em rápida jogada de Tenório pelo meio. O atacante acionou o experiente Juninho, que não teve dificuldade para superar Bruno e mandar para as redes.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3 x 1 PALMEIRAS

VASCO - Fernando Prass; Max (Luan), Dedé, Douglas, William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano, Jhon Cley (Felipe); Tenório e Alecsandro (Éder Luis). Técnico: Gaúcho (interino).

PALMEIRAS - Bruno; Artur, Maurício Ramos e Wellington; Juninho, Henrique, Correa, Tiago Real (Vinícius) e Valdivia; Luan (Betinho) e Barcos (Obina). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOLS - Luan, aos 23, Tenório, aos 29 minutos do primeiro tempo. Nilton, aos 6, e Juninho, aos 26 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Jhon Cley, Alecsandro, Nilton, Douglas, Felipe, Wellington

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO).

RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

MINUTO A  MINUTO

SEGUNDO TEMPO

RESUMO: O Palmeiras jogou 5 minutos bem, depois entregou o ouro para os donos da casa. Errou muitos passes e se perdeu na marcação. A defesa foi o pior setor do time, com boa colaboração do goleiro Bruno. Nilton e Juninho marcaram para o clube cruzmaltino.

48min - Acabou.

46min - Tenório perde o quarto gol do Vasco. Recebe de Eder Luis e manda a bola na lua. Mais uma vez sorte do Palmeiras, que estava rendido no contra-ataque.

44min - Tenório tenta de letra, mas se enrosca na bola. Sorte do Palmeiras.

43min - O Palmeiras não acerta nem cobrança de escanteio nesse momento. O time está entregue em São Januário, sem forças para reagir em mais uma rodada do Brasileiro. O próximo rival, domingo, é o Corinthians.

40min - AMARELO - Para o lateral Felipe, do Vasco. Em jogada de ataque do Palmeiras, Valdivia erra feio.

38min - MUDANÇA - Sai Luan e entra Betinho no Palmeiras.

37min - AMARELO - Para Wellington, o pior do time do Palmeiras.

36min - O Palmeiras tenta na trombada, sem qualquer condição técnica. É um time sem jogadas e sem tranquilidade para bater seus adversários. Com essa derrota o Palmeiras vai ficar a 8 pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Santos. Com o gol do Santos, a diferença é de 7 pontos.

33min - AMARELO - Henrique reclama e recebe cartão.

31min - MUDANÇA - Alecsandro sai e Eder Luis entra no Vasco. Nilton recebe AMARELO.

29min - A torcida se revolta com o técnico Luis Felipe Scolari.

26min - GOOOLLLLL DO VASCO, de Juninho: 3 a 1. Tenório fez bom passe para Juninho, que invadiu a área e tocou, sem dificuldade e marcação. O setor defensivo do Palmeiras joga muito mal no Rio.

25min - O Palmeiras adianta a marcação. Felipão vai tirar Barcos e colocar Obina. Troca um atacante por outro.

21min -  Bruno dá outro susto na torcida. Dois rebotes sem confiança.

19min - O Vasco marca bem. Os palmeirenses erram muito, como aconteceu com Henrique, mal em São Januário.

17min - MUDANÇA -  O Palmeiras também vai mudar: Felipão póe Vinícius no lugar de Tiago Real. O técnico tira um meia para colocar um atacante, de 18 anos.

15min - AMARELO - Para Alexcandro, que reclamou de marcação da falta.

14min - MUDANÇA - Felipe está preparado para entrar no Vasco. Jhon Cley sai. Luan vai entrar no lugar de Max também.

12min - O Palmeiras continua errando passes curtos, mas está em cima do Vasco: busca o empate.

10min - A falta personalidade para o Palmeiras em São Januário. Essa defesa montada por Felipão parece que nunca treinou junto. Os jogadores não acham um posicionamento e estão sempre correndo atrás.

6min - GOOLLLL DO VASCO, de Nilton: 2 a 1. Novo erro do Palmeiras de marcação. Começou com uma falta desnecessária de Tiago Real. Juninho levantou a bola na área para Nilton desviar. A zaga olha e Bruno fica parado debaixo das traves. Henrique deu condições.

5min - Valdivia volta do intervalo disposto a chamar o jogo do lado do Palmeiras. Ele toca Luan, mas o juiz marca impedimento. O Palmeiras joga mais no ataque. O Vasco dá espaço.

2min - Luan perde gol, de novo. Ele invade a área e tenta uma cavadinha. Fernando Prass faz a defesa. O Palmeiras melhor nesse segundo tempo.

1min - As equipes não foram alteradas para o segundo tempo. Tiago Real chega para completar cruzamento e ganha escanteio. No rebote da cobrança de Valdivia, Tiago Real bate e a bola passa raspando. Houve desviou da zaga do Vasco.

INTERVALO

FRASE

Luan: "O Palmeiras está bem no jogo. Vacilamos um pouco, mas estamos saindo bem e com força, com perigo."

Tenório: "Futebol é 90 minutos. O mais importamnte é continaur concentrado e saber que tem mais 45 minutos."

PRIMEIRO TEMPO

RESUMO: O Vasco ficou com a bola e criou as melhores chances de gols, que também não foram tantas. Tenório jogou muito livre. A defesa do Palmeiras parecia nervosa. Wellington abusou dos chutões. O Palmeiras achou um gol, com Luan, depois de erros de Prass e Dedé na área. O Vasco logo empatou, com Tenório, em vacilo de marcação do time de Felipão.

46min - Acabou.

44min - Luan erra muito. Não consegue dominar a bola e virada de jogo de Correa. Mas por quê? Porque ele tem de defender e atacar. Não dá.

42min - Luan atrasou bola para o goleiro Bruno. O atacante do Palmeiras marca lá atrás.

40min - Tenório, atacante do Vasco, tem boa movimentação, sabe se posicionar e parece que a defesa do Palmeiras ainda não percebeu isso. Ele joga muito solto.

38min - O Palmeiras precisa que seus atacantes se aproximem mais. Luan às vezes fica isolado, assim como Barcos.

34min - Fernando Prass rebate chute de Valdivia nos pés de Luan, que entorta e manda para fora. Chance desperdiçada para o Palmeiras.

33min - Se o Palmeiras deixar Juninho jogar, ele vai aprontar. O meia deu uma recuada para ficar mais livre com a bola. 

32min - Artur erra passe estraga jogada de ataque do Palmeiras.

29min - GOOOLLLLL DO VASCO, de Tenório: 1 a 1. Erro de marcação da defesa do Palmeiras. Bola ajeitada por Alecsandro de cabeça para a conclusão do atacante. A defesa do Palmeiras treme em São Januário.

28min - Felipão não para de falar com seus jogadores. Orienta o posicionamento de todos. Ele sabe que o Palmeiras não pode perder essa partida.

27min - O gol leva o Vasco para o ataque. Isso pode mudar o desenho da partida. Valdivia tem a chance de puxar os contra-ataques. Barcos foi avisado.

23min - GOOOLLLLLL DO PALMEIRAS, de Luan: 1 a 0. Valdivia cruza, Praz espalma para dentro da área, Dedé fura e Luan aproveita. Foi a primeira boa jogada do atacante.

22min - AMARELO - Jhon Cley faz falta em Valdivia e recebe o cartão.

21min - Bruno assusta. Ficou indeciso em pegar com a mão ou o pé. Quase erra.

20min - Luan domina com a mão e o juiz marca. O atacante não gosta. O Palmeiras joga para não sofrer gols. O meio, que começou bem, desapareceu.

18min - A defesa do Palmeiras abusa dos chutões, para o alto, o que é pior. Wellington está tremendo. A bola não sai do setor. O Palmeiras também está muito recuado nesse momento. Barcos fica isolado na frente.

14min - Correa bate escanteio e assusta a defesa do Vasco. Wellington tenta a cebaçada, para fora. O Palmeiras ainda não chegou com perigo ao gol de Prass.

13min - Luan joga com a camisa 100 para festejar as partidas que já fez no Palmeiras. Mas o atacante não pega na bola.

11min - O Vasco tenta colocar a bola no chão. O Palmeiras se livra dela. Felipão que que Correa cole em Juninho. Valdivia precisa assumir esse jogo, como fez diante do Sport.

8min - O Palmeiras erra passes e rifa a bola com muita facilidade. O Vasco adianta a marcação e induz os jogadores do Palmeiras a errar.

6min - Bruno faz boa defesa e manda a bola para escanteio. O Vasco não dá tregua para a zaga do Palmeiras, que vai se virando. A iluminação em São Januário é fraca aparentemente.

4min - Tenório chega com facilidade pela esquerda. Em cruzamento forte, Wellington quase faz contra. A bola passou raspando o travessão. O Vasco aperta.

3min - Palmeiras toca a bola. Valdivia, Barcos, Correa e Tiago Real tramam bem pelo meio de campo, sem pressa e sem afobação. Nem parece que o time está com a corda no pescoço. Essa tranquilidade tem a ver com o que foi falado no vestiário.

1min - Começou. O Palmeiras montou esquema especial para trazer Barcos de Lima, onde defendeu a seleção da Argentina terça-feira. O Vasco perdeu técnico após surra para o Bahia por 4 a 0. As duas equipes precisam se reabilitar. O Palmeiras joga para respirar na tabela, embora mesmo ganhando não deixa a zona de rebaixamento. O Vasco, para continuar no G-4.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.