Palmeiras só empata com o Flamengo e torce contra a Portuguesa para não cair

Vinícius marca para o time paulista, mas Love deixa tudo igual no finalzinho

Demétrio Vecchioli , Agência Estado

18 Novembro 2012 | 16h04

VOLTA REDONDA - Herói quando o Palmeiras esteve na segunda divisão, em 2003, Vagner Love pode ser um dos responsáveis por devolver seu ex-clube à Série B. Foi dele o gol do empate do Flamengo em 1 a 1, neste domingo, em Volta Redonda, que diminuiu consideravelmente as chances de o time paulista se manter na primeira divisão do Brasileirão. Agora os palmeirenses torcem pelo Grêmio, que visita a Portuguesa, logo mais, no Canindé, também pela 36.ª rodada.

Isso porque o Palmeiras vai a 34 pontos, no 18.º lugar, e já não pode mais passar o Bahia, que venceu a Ponte Preta e foi a 43. A única esperança é ganhar as posições do Sport, que tem 37 pontos e logo mais recebe o Botafogo, e a da Portuguesa, que tem 40. Um empate ou trunfo lusitano no Canindé rebaixam o Palmeiras.

Para se manter vivo, o Palmeiras torce para o Sport não somar mais que quatro pontos e para a Portuguesa não pontuar em três jogos. Além disso, tem que vencer suas duas próximas partidas, diante de Atlético-GO, domingo, no Pacaembu, e do Santos, na Vila Belmiro. E no próximo jogo o Palmeiras não terá Barcos, que entrou em confusão com Ramon e recebeu o terceiro amarelo.

Com 13 desfalques, somando os que se recuperam de cirurgia, os que se machucaram recentemente e o suspenso Luan, o Palmeiras entrou em campo com o meio-campo novo, com Corrêa, Márcio Araújo, Tiago Real e Mazinho. E, mesmo assim, começou pressionando. Aos 4 minutos, Artur cruzou, Barcos cabeceou no segundo pau e mandou em cima de Renato Santos. Os palmeirenses ficaram pedindo pênalti.

Os dois times apostavam numa mesma opção: atacar quase que exclusivamente pelo lado direito. Enquanto Wellington Silva e Artur eram muito acionados, Juninho e Ramon tinham só que se preocupar.

Os cruzamentos nas duas áreas eram constantes, mas as melhores jogadas do primeiro tempo foram pelo meio do campo. Pelo lado alviverde, quando Tiago Real pegou sobra na meia-lua, limpou para a perna esquerda e mandou com muito veneno, por cima do gol. O Flamengo respondeu com Amaral. O volante fez jogada individual, se afastou da marcação e soltou uma bomba, que passou tirando tinta da trave de Bruno, à esquerda.

Vendo que o time criava pouco, Dorival Júnior tirou Cleber Santana, que tinha essa função na equipe, e colocou Wellington Bruno na volta do intervalo. Com isso, o Flamengo cresceu de produção e passou a jogar mais perto da área do Palmeiras. Mas Vagner Love abusava das tentativas de fazer pivô e não dava trabalho a Bruno.

Foi num momento em que jogava pior que o Palmeiras criou ótima chance com Barcos. O argentino invadiu a área, passou pela marcação, mas preferiu se atirar a chegar na cara de Paulo Victor com a bola dominada. O árbitro, com razão, mandou seguir e não deu o pênalti que os palmeirenses pediam.

O gol veio aos 17. Nove minutos depois de entrar em campo no lugar de Tiago Real, Vinicius se viu livre na intermediária e arriscou um chute rasteiro. Paulo Victor chegou tranquilamente na bola, mas espalmou com a mão mole e permitiu o segundo gol da carreira do garoto de 19 anos - o primeiro havia sido em março do ano passado.

O Flamengo tinha no atacante Paulo Sérgio, que entrou no lugar de Hernane, seu jogador mais perigoso. Ele quase marcou num chute que Bruno pegou no canto e num desvio de cabeça que também exigiu ótima defesa do goleiro. Mas o atacante, eterna esperança rubro-negra apesar dos 23 anos, fez besteira ao acertar cotovelada em Román e acabou expulso.

Pelo lado alviverde, Maikon Leite desperdiçou chance incrível. Ele partiu da linha do meio -campo sem marcação, saiu na frente de Paulo Victor e chutou à direita. Em outra oportunidade do atacante, ele demorou a chutar e acabou desarmado.

O castigo veio aos 43 minutos. Foi quando Vagner Love recebeu pelo lado esquerdo, chutou rasteiro, a bola desviou em Román, subiu, e encobriu o batido Bruno. Era o gol do empate.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 X 1 PALMEIRAS

FLAMENGO - Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Amaral, Renato, Ibson (Mattheus) e Cleber Santana (Wellington Bruno); Hernane (Paulo Sérgio) e Vágner Love. Técnico - Dorival Júnior.

PALMEIRAS - Bruno; Artur (Obina), Román, Maurício Ramos e Juninho; Corrêa, Márcio Araújo, Tiago Real (Vinicius) e Mazinho (Bruno Dybal); Maikon Leite e Barcos. Técnico - Gilson Kleina.

GOLS - Vinicius, aos 17, e Vagner Love, aos 43 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - André Luiz de Freitas Castro (GO).

CARTÕES AMARELOS - Amaral, Barcos, Márcio Araújo, Adalberto Román e Corrêa.

CARTÃO VERMELHO - Paulo Sérgio.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

-------------------------------------------------------

TEMPO REAL DA PARTIDA

Gilson Kleina reúne os jogadores no centro do campo e todos vão juntos em direção ao vestiário. "A situação é muito ruim. Mas eu valorizo muito o sacrifício de nosso time, que está colocando a cara para jogar", afirma o atacante Barcos.

SEGUNDO TEMPO

49min - Apita o árbitro. Fim de jogo no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Jogadores do Palmeiras, como Maikon Leite e Vinícius, começam a chorar. 

47min - Bahia vence a Ponte Preta. Se a Portuguesa empatar ou vencer o Grêmio, mais tarde, no Canindé, o Palmeiras estará rebaixado.

45min - Sai Artur e entra Obina no Palmeiras. Mais quatro minutos de acréscimos.

43min - Gol do Flamengo: 1 a 1. Vagner Love cai pela direita, invade a área e chuta cruzado. A bola desvia em Román e engana o goleiro Bruno.

41min - Mudança no Palmeiras. Sai Mazinho e entra Bruno Dybal.

39min - O zagueiro Róman leva cartão amarelo e também desfalcará o Palmeiras no próximo jogo. Pouco depois, Vagner Love leva cartão amarcelo por reclamação.

38min - Expulsão no Flamengo. Paulo Sérgio deixa o braço em disputa com Román e vai para o chuveiro mais cedo.

36min - Bahia abre o placar contra a Ponte Preta. O resultado é ruim para o Palmeiras.

34min - Maikon Leite perde gol incrível. Ele desce livre pela direita e chuta para fora. A bola passa rente à trave esquerda.

32min - Maikon desce pela direita e chuta forte. Paulo Victor espalma pela linha de fundo.

31min -  Vagner Love recebe na área e se complica com a bola. Formado no Palmeiras, o atacante não vem rendendo bem em campo.

26min - Barcos discute com o árbitro e toma o cartão amarelo. É o terceiro do argentino, que desfalcará o Palmeiras diante do Atlético-GO, na próxima rodada.

24min - Mudança dupla no Flamengo. Saem Ibson e Hernane para as entradas de Matheus e Paulo Sérgio.

23min - Flamengo vai para o ataque em busca do empate e a defesa alviverde vem garantindo o resultado.

20min - Vinícius entrou com muita vontade na partida e balançou a rede com apenas nove minutos em campo.

17min - Gol do Palmeiras. Vinícius desce pela esquerda, leva a bola para o meio e chuta para abrir o placar. Paulo Victor chega na bola, mas deixa ela entrar.

15min - Correa derruba Amaral e leva o cartão amarelo.

11min - Vinícius faz boa jogada pela direita e rola para Barcos dentro da área. O argentino se desequilibra e cai, mas o árbitro nada marca.

8min - Tiago Real não suporta a dor e deixa o jogo para a entrada de Vinícius.

7min - Vagner recebe na área, bate em Maurício Ramos e cai no chão, tentando cavar um pênalti.

5min - Tiago Real divide bola com Amaral e cai no gramado. Ele sente dores no ombro direito e recebe atendimento médico.

4min - O Flamengo volta pressionando, mas o time peca na hora de finalizar.

1min - Começa o segundo tempo! O Palmeiras volta com a mesma equipe. Já no Flamengo, Wellington Bruno entra no lugar de Cléber Santana.

PRIMEIRO TEMPO

46min - Termina o primeiro tempo!

45min - Hernane faz boa jogada dentro da área e rola para Vagner Love, que chuta para fora.

44min - O árbitro assinala um minuto de acréscimo.

43min - Palmeiras começou bem, mas passou a ficar nervoso e deu espaço para o Flamengo jogar. A partida está equilibrada.

40min - Correa arrisca de fora da área, mas o chute sai fraco e Paulo Victor defende com facilidade.

38min - Mazinho cobra escanteio curto para Maikon Leite, que cruza na área e Paulo Victor se estica todo para afastar o perigo.

33min - Jogadores palmeirenses não escondem o nervosismo. A cada erro, eles reclamam fortemente com o companheiro que falhou. Barcos tenta acalmar os ânimos e pede calma.

30 min - Correa desperdiça boa chance ao cobrar mal uma falta. Paulo Victor faz defesa tranquila.

27min - O volante Marcio Araújo faz falta em Ibson e recebe o cartão amarelo. É o terceiro dele, que cumprirá suspensão contra o Atlético-GO, na próxima rodada. 

22min - Palmeiras continua com mais volume de jogo, mas o Flamengo começa a encaixar algumas jogadas de ataque. Até aqui, a defesa alviverde vem ganhando a disputa.

17min - Tiago Real arrisca de fora da área e quase marca. A bola passa rente à trave direita.

12min - Maikon Leite desce com velocidade e cruza na área, mas Wellingto Silva corta, afastando o perigo.

10min - Palmeiras começa melhor na partida. Maikon Leite, jogando em cima de Ramon, vem sendo uma boa alternativa de jogo.

7min - Maikon Leite arrisca de longe e a bola sai à esquerda do gol flamenguista.

5min - Maikon Leite faz boa jogada pela direita e cruza para Barcos cabecear. A bola bate em Renato Santos. Palmeirenses reclamam de toque de mão, mas o árbitro não marca pênalti.

4min - Palmeiras vai mais ao ataque, mas não consegue furar a defesa do Flamengo.

1min - Bola rolando! Apita o árbitro André Luiz de Freitas Castro e começa a partida no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.